Foto - crédito: Stefano Pinheiro
O Espaço Núcleo Cupinzeiro, em Campinas, inicia neste sábado (25) as celebrações de seus 10 anos com uma programação que se estenderá por dez meses, oferecendo shows, espetáculos, oficinas e intervenções artísticas na comunidade. O pontapé inicial é o show “X” da cantora, percussionista e atriz Xeina Barros que será realizado às 20h, com entrada solidária de 1 litro de óleo de cozinha.
Viabilizada por meio de recursos do edital Pnab (Aldir Blanc) na categoria Espaços Culturais, a programação tem como objetivo fortalecer e ampliar a ocupação deste espaço independente. Segundo Anabela Leandro, cofundadora do Espaço, o objetivo é tornar o local “cada vez mais inclusivo e menos exclusivo”, propondo uma programação que dialogue com a música popular e outras linguagens artísticas, além de ações sócio culturais.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Xeina Barros traz em seu show um repertório que une composições próprias e clássicos da música popular, mergulhando em ritmos da percussão brasileira como samba, choro, batuque de umbigada e rodas de capoeira.
A programação geral contará com 14 atividades em três eixos temáticos: Formação, Difusão e Intercâmbio / Intervenções / Parcerias. A maioria das atividades é gratuita e o Espaço fará arrecadações de alimentos e absorventes menstruais como ingresso, que serão doados, respectivamente, para as 40 famílias do projeto Ação Contra a Fome do Núcleo Cupinzeiro e para as mulheres da Penitenciária Feminina de Campinas, por meio da parceria com as Promotoras Legais Populares.
Também no dia 25 de outubro será lançado o “Edital Oficina Vozes Sábias – a importância das mulheres para a construção do samba”, com a cantora e cofundadora Anabela Leandro. O edital selecionará 15 vagas gratuitas e exclusivas para mulheres, com cotas específicas para mulheres autodeclaradas pretas ou pardas, pessoas LGBTQIA+, indígenas e periféricas. As selecionadas participarão de uma imersão de 10 meses de prática vocal, pesquisa de repertório e criação de um show aberto ao público.
Outras oficinas que compõem a programação incluem: Cantos Ancestrais de Trabalho (Cantos Rojão) com Cacique Pawanã Kariri-Xocó (Alagoas), Oficina de Jongo, com Alessandra Ribeiro e Jongo Dito Ribeiro (Campinas), Oficina de percussão com Xeina Barros (SP) e Oficina de pandeiro com Roberto Amaral (Campinas). Para todas as oficinas, 30% das vagas serão destinadas a cotas (pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, mulheres, PCD, LGBTQIA+, indígenas e periféricas).
O Espaço Núcleo Cupinzeiro é o braço físico do trabalho do Núcleo Cupinzeiro, fundado em Campinas há 24 anos e dedicado à pesquisa e criação musical. Após anos em locais de terceiros, o Núcleo construiu seu espaço em 2015, na Vila Santa Isabel, com uma sala de 100m² (capacidade para 120 pessoas), que passou a ser um “Território Artístico”.
Em seus dez anos, o Espaço desenvolveu atividades permanentes de produção, formação e difusão, recebeu inúmeros artistas e, durante a pandemia, atuou como local de apoio à 40 famílias vulneráveis por meio do projeto Ação Contra a Fome.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74