Foto - crédito: Luiza Sigulem / divulgação
A escritora, poeta e pesquisadora Ana Rüsche chega a Campinas para uma noite de autógrafos de seu novo romance, “Carga Viva”, publicado pela Editora Rocco. O evento, que contará com uma conversa com as escritoras Katia Marchese e Gabriela Gomes, acontece no dia 27 de setembro, sábado, a partir das 15h30, na Livraria Candeeiro.
O livro celebra os 50 anos da Editora Rocco e marca os 40 anos da eleição de Tancredo Neves. A trama entrelaça duas narrativas conectadas por um livro de poesia: a história de amor de dois homens em Ubatuba, em 1985, e o drama de duas irmãs em São Paulo, nos dias atuais.
O romance “Carga Viva” utiliza um livro de poesia para unir duas histórias: a de um poeta com HIV, à beira da morte em 1985, e a de sua leitora, uma professora grávida de um namorado violento. Do início da redemocratização à crise climática, a obra com elementos fantásticos narra o Brasil contemporâneo.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Com elementos realistas e traços insólitos, como a misteriosa substância “prata viva” que causa alucinações, “Carga Viva” reafirma o estilo único da autora, que explora em sua obra temas como crise climática, política, exclusão e futuro.
A obra tem como base eventos políticos importantes, como a morte de Tancredo Neves em 1985, as manifestações das Diretas Já (1983-1984) e as motociatas bolsonaristas, iniciadas em 2021. Essa abordagem dialoga com a literatura contemporânea de autores que revisitam acontecimentos históricos, a exemplo de Maria Valéria Rezende, Mariana Enriquez e Maryse Condé.
Para a construção da narrativa homoafetiva, as referências foram textos de Alberto Guzik, Caio Fernando Abreu e João Silvério Trevisan, além da pesquisa histórica de Renan Quinalha e dos ensaios de Eduardo Jardim e Susan Sontag sobre a representação literária da HIV/AIDS.
Ana Rüsche (São Paulo, 1979) é escritora, poeta e pesquisadora. Finalista do Prêmio Jabuti e vencedora do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica com “A telepatia são os outros” (2019), publicado também na Itália, tem quatro livros de poesia. Sua prosa poética “Do amor: o dia em que Rimbaud decidiu vender armas” foi finalista do Prêmio Nascente USP. Com contos publicados em diversos países, a autora foi uma das convidadas da WorldCon 2023, na China. Atualmente, a escritora realiza doutorado em ecocrítica na UnB, após pós-doutorado na USP sobre crise climática e literatura.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74