Foto - crédito: divulgação
O documentário “Olhar de Cícera” terá uma exibição gratuita na próxima sexta-feira, 10 de outubro de 2025, às 19, no auditório da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp), em Campinas. O longa-metragem mergulha na vida cotidiana e na resistência do Acampamento Marielle Vive, do MST, em Valinhos, revelando a luta por dignidade, agroecologia e um país mais justo.
O evento é uma iniciativa do Coletivo Emergência Climática Unicamp (Colec), que busca conscientizar, estudar e agir sobre a crise climática, unindo a ciência com saberes tradicionais e ações práticas de sustentabilidade. A sessão é também uma parceria com o próprio acampamento, visando aproximar a comunidade acadêmica e a população em geral da riqueza cultural, social e política produzida nos territórios de luta pela terra.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Lançado em 2024, o filme é dirigido por Melina Soulz e apresenta uma narrativa íntima e poderosa centrada na trajetória de Cícera Alves Bezerra, uma professora aposentada que deixou a vida urbana para se juntar ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Através do seu olhar, o documentário revela a construção coletiva de um modo de vida que valoriza o meio ambiente e a alimentação saudável, provando que a transformação social é possível.
Rodado entre os anos de 2019 e 2023 no Acampamento Marielle Vive, que se tornou uma referência regional como espaço de resistência, o filme tem roteiro de Denise Domingos e contou com o apoio do Edital Proac 2022 para sua viabilização. O projeto teve ainda a direção prévia de Felipe Ferracioli.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74