Campinas volta a ser destaque no cenário da animação com a celebração do Dia Internacional da Animação (DIA), data comemorada em 28 de outubro em mais de 30 países. As mostras nacionais e internacionais, que demonstram a força e a diversidade da produção cinematográfica do gênero, acontecem no Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Unicamp.
A programação é dividida em três dias: a Mostra Nacional do DIA está marcada para o dia 29 de outubro e a Mostra Internacional para o dia 30, ambas começando às 19h. Fora da programação oficial do DIA, mas também celebrando o cinema de animação, a “24ª Fête du Cinéma d’Animation”, promovida pela Aliança Francesa de Campinas, será realizada no dia 28 de outubro, às 19h.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
A Mostra Nacional reunirá seis curtas de cinco estados diferentes, incluindo obras como “Guaracy”, de Eliete Della Violla e Daniel Bruson (Sorocaba/SP), sobre a relação entre neta e avô, e “Medo de Cachorro”, de Ítalo Tapajós (Natal/RN), que reflete sobre a infância. A diversidade é marcada também por “Revoada”, “Pequeno B”, “Lapso” e “Kabuki”, este último abordando a jornada íntima de um protagonista em um corpo que não reconhece.
A Mostra Internacional levará o público a uma viagem pelo mundo com produções como “Quma y las Bestias”, da Argentina, que acompanha um jovem indígena 12 mil anos atrás, e “Impossible Journey” (EUA/Brasil), que narra a rotina de cegonhas e a crise na saúde materna. Outros destaques incluem “Amanecer” (Uruguai), “L’Amour en Plan” (Estônia) e “Winter Memories” (Irã).
A programação complementar, a “24ª Fête du Cinéma d’Animation”, celebrará o cinema de animação francês contemporâneo com uma mostra especial no dia 28. A sessão terá a presença de Wilson Lazaretti, professor do LIS, cofundador e codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que fará comentários sobre a arte da animação. A mostra, promovida pela Aliança Francesa de Campinas, inclui quatro filmes selecionados em curadoria conjunta: “Papillon” (2024), “Une guitare à la mer” (2024), “Lola et le piano à bruit” (2024) e “Les belles cicatrices” (2024).
Entre os organizadores da iniciativa em Campinas estão Mairon Elme da Silva, bacharel em Midialogia e Mestrando em Multimeios na Unicamp, e um dos organizadores da LESMA; Rafaela Repasch, Mestranda em Artes Visuais pela Unicamp, com experiência em animação 2D e 3D e oficinas; e João Pedro Felipe Silva, desenhista, animador, artista visual licenciado e mestrando em Multimeios pela UNICAMP, colaborador da LESMA e membro da ABCA.
O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, um dos núcleos independentes mais antigos e atuantes do mundo, com 50 anos de história e direção de Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, apoia a iniciativa. O Núcleo se dedica à produção, ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, com mais de 400 curtas, dois longas e mais de 2.500 oficinas realizadas. Mais informações sobre o Núcleo estão disponíveis no site oficial: ncacampinas.org.br.
O Dia Internacional da Animação busca promover a integração cultural e facilitar o acesso da população à cultura, sendo uma data que celebra, desde 2002 (e no Brasil desde 2004), o marco de 28 de outubro de 1892, quando Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas em Paris.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74