Foto - Crédito: DelRey, Studio Delfin
O Dia do Quadrinho Nacional, comemorado nesta terça-feira, 30 de janeiro, será celebrado pela Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, em Campinas, com diversas atividades gratuitas: exposições, rodas de conversa, revoada de quadrinhos e feira de HQs.
Neste ano, a ficção científica é destaque das comemorações pela data. Gênero eclético que dialoga com outros, trata da reação dos seres humanos às mudanças na ciência e na tecnologia, explora os dramas e conflitos humanos consequentes dessas inovações científicas, sociais e tecnológicas e pensa o futuro de forma utópica. A exposição com os quadrinhos Afrofuturistas, que abre a sequência de atividades, apresenta narrativas gráficas que usam elementos da ficção científica e da fantasia para criar histórias de protagonismo negro, por meio da celebração da identidade, ancestralidade e história africana. A Editora Kitembo é de São Paulo e é especializada neste tema.
Além disso, a série de atividades vai homenagear Germana Viana, uma das maiores quadrinistas do Brasil. Atuando há cerca de 25 anos na área, Germana tem como uma das áreas de atuação a ficção científica, e já agenciou profissionais para trabalhar em estúdios norte-americanos. A quadrinista já teve obras publicadas pela editora Zarabatana Books, de Campinas. A exposição sobre ela começa na quarta-feira, 31, e também vai até o dia 2 de março.
No mês de fevereiro, a Biblioteca Zink também vai promover a “Revoada de Quadrinhos” pelos terminais de ônibus. Protegidos em saquinhos de plástico, os gibis serão deixados nos terminais para serem lidos e compartilhados.
A programação vai ser encerrada no dia 2 de março, sábado, com a Feira de HQs. O evento ocorrerá das 11h às 18h. Vão participar quadrinistas de Campinas e de outras cidades paulistas que participarão de rodas de conversa com os leitores.
Há onze anos consecutivos, a Gibiteca da Biblioteca Zink comemora o Dia do Quadrinho Nacional por meio da promoção do contato entre o público-leitor e os artistas. “É uma oportunidade de aproximar quem escreve de quem lê os quadrinhos. Além disso, essa iniciativa amplia o repertório dos leitores, apresenta os pequenos selos e editoras, até mesmo de Campinas, e os autores autopublicados”, afirmou a coordenadora da Biblioteca Zink, Suze Elias.
Confira a programação:
Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Zink:
02/02
Início da “Revoada de Quadrinhos” (bookcrossing) pelos terminais de ônibus
02/03
Feira de HQs
Horário: das 11h às 18h
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74