Foto - crédito: Neander Heringer / divulgação
O Pontão de Cultura NINA/Sala dos Toninhos, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e o Ministério da Cultura, oferece o curso gratuito “Fundamentos Estratégicos da Comunicação de Ações Culturais”. Com o objetivo de capacitar artistas, gestores e produtores culturais, a formação de 15 horas, entre 18 de setembro e 16 de outubro, às quintas-feiras, aborda temas como mobilização, assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais para a divulgação efetiva de projetos. São 30 vagas disponíveis, e as inscrições gratuitas podem ser realizadas online.
A formação é ministrada pela jornalista Marina Franco e pelo produtor cultural Mikhael Rocha, e é voltada para um público diverso que inclui Pontos e Pontões de Cultura, coletivos, organizações e fazedores culturais. A carga horária é dividida em cinco encontros, sendo três presenciais na Sala dos Toninhos e dois online.
👉 Mais eventos? Acesse nossa agenda.
Um dos destaques do curso é o seminário “Ações Culturais na Imprensa e nas Mídias Sociais”, que acontecerá no dia 2 de outubro, com a presença dos convidados Sara Silva (diretora de conteúdo do site Campinas.com.br), Adriano Meneses (dos veículos Cultura em 1 Minuto e Diário Campineiro) e Flávio Rude (do Ruffneck Sound, Muamba Sounds, Rude Attack e Studio Jabuticaba).
Segundo Marina Franco, a comunicação é um pilar fundamental para ampliar o público e o impacto das ações culturais, e o curso foi criado justamente para oferecer um repertório de métodos e ferramentas que ajudem os participantes a estruturar estratégias consistentes.
A metodologia combina aulas teóricas e exercícios práticos, com análise de casos reais e o uso de ferramentas ágeis de comunicação. O público prioritário da iniciativa são os agentes culturais da Rede Municipal de Pontos de Cultura de Campinas, com foco em fazedores de baixa renda, pessoas em áreas de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, povos indígenas, comunidades tradicionais africanas e pessoas LGBTQIAPN+.
Marina Franco é jornalista, assessora de imprensa e produtora cultural com mais de 20 anos de experiência em projetos e instituições culturais. Ela já atuou em organizações como Santa Marcelina Cultura, Fundação Bienal de São Paulo e Flip. Mikhael Rocha é produtor cultural, roteirista e coordenador de comunicação, com 15 anos de atuação em projetos e políticas culturais, e sua trajetória integra criação artística, gestão cultural e fortalecimento de políticas públicas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74