Foto - crédito: Firmino Piton/ Prefeitura de Campinas (divulgação)
Campinas recebe uma série de cursos de capacitação profissional gratuitos para artistas e agentes culturais, parte do programa CultSP Pro, iniciativa do governo estadual com apoio da Prefeitura. As capacitações, que acontecem de setembro a dezembro, abrangem diversas áreas, desde produção cultural até técnicas artísticas como graffiti e poesia, e são totalmente gratuitas.
Os cursos, segmentados em seis escolas temáticas, visam atender a diferentes estágios de desenvolvimento profissional, oferecendo uma ampla gama de conhecimentos práticos e teóricos. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas online.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
Dentre as formações disponíveis estão a de “Curadoria e produção de eventos de Hip Hop”, que oferece um treinamento prático no planejamento e realização de eventos, com aulas de 25 de setembro a 11 de dezembro, às segundas e quintas-feiras, na Casa do Hip Hop. Docentes como DJ Urso, DL Trino, Adriano Bueno e Fah Duàrte conduzirão as aulas para 20 vagas.
Outra opção é o “Laboratório de Slam: Verso e corpo com propósito”, que explora os fundamentos do movimento Slam, com foco em escrita criativa e expressão corporal. A oficina, conduzida pelo poeta Miguel Passará, acontece de 25 de setembro a 6 de novembro, às terças e quintas, também na Casa do Hip Hop, com 20 vagas.
Para o setor de hotelaria, há o curso de “Formação em atendimento hoteleiro”, uma abordagem prática para as demandas do setor. A formação, que aborda desde comunicação interpessoal a procedimentos operacionais, será realizada no Hotel Meliá Campinas de 7 de setembro a 15 de novembro, aos sábados. A aula será ministrada pelo docente Rodrigo Ramalho e oferece 20 vagas.
No campo das artes, o curso de “Tecelagem em grandes teares” convida os participantes a explorarem a tecelagem manual em teares de grande porte. A formação, com a docente Eliane Ferreira, ocorrerá de 6 de outubro a 24 de novembro, às segundas, terças e quartas, no Tear das Artes, com 15 vagas.
Por fim, a formação “Spray e resistência: Imersão ao mundo do graffiti” oferece uma introdução à arte urbana, focando em conceitos, histórias e estilos. A formação, com a docente Aura, visa o desenvolvimento de habilidades criativas e a produção de um letreiro coletivo. As aulas serão realizadas na Casa do Hip Hop, de 11 de outubro a 6 de dezembro, aos sábados, e dispõe de 20 vagas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74