
Foto – crédito: Rainha Nzinga / Projeto Saberes e Sabores (divulgação)
O “Culinafro – Festival de Culinária Afro-Brasileira e Africana” chega à sua 6ª edição no próximo dia 3 de maio de 2025, das 12h às 22h, na Estação Cultura, em Campinas. Com entrada gratuita, o evento celebra a diversidade e resistência da gastronomia afro-brasileira e africana, proporcionando uma imersão nos sabores, saberes e expressões culturais da diáspora negra.
Organizado pelo projeto “Saberes e Sabores”, liderado pelo AfroChef Marcelo Reis, o festival tem como missão valorizar e transmitir conhecimentos sobre a história e cultura afro-brasileira por meio da gastronomia. Mais do que um evento gastronômico, o “Culinafro” é uma celebração da resistência, da criatividade e da força ancestral dos povos africanos e seus descendentes no Brasil e no mundo.
O festival contará com dez expositores gastronômicos, trazendo pratos típicos de países africanos como Angola, Camarões, África do Sul, Tunísia e também de territórios diaspóricos como Brasil, Venezuela, Colômbia e Estados Unidos. Entre as delícias disponíveis, o público poderá saborear pratos como:

Foto – crédito: divulgação/Reprodução site da Prefeitura de Campinas
DG (Camarões) e Chandula (Angola), do Projeto Saberes e Sabores;
O festival também será um espaço para a Economia Criativa e o Empreendedorismo Negro, com mais de 15 expositores oferecendo moda afro, acessórios, bordados, livros, crochê, costura criativa e tecidos africanos. Entre as marcas presentes, destacam-se Abalô, Criolê, Djumbo, Val Gama, Ateliê da Tia Dê, Carol Caetano Ateliê e Círculo Contínuo, que trazem produtos autorais, valorizando a estética afro-brasileira e a produção negra.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74