Foto - crédito: Vinícius Campos
A cantora paulistana Cristina Guimarães apresenta o espetáculo “Presente & Cotidiano – Canções de Luiz Melodia” no Pavão Cultural, em Campinas, no dia 26 de novembro, uma quarta-feira, às 20h. A apresentação, mais que uma homenagem, é um reencontro com a rica obra de Luiz Melodia (1951-2017), trazendo canções consagradas e outras preciosidades do artista, reimaginadas pela voz singular de Cristina e os arranjos de André Bedurê. Os ingressos custam R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia), e podem ser adquiridos online. O evento tem classificação Livre.
O repertório do show é o mesmo do álbum homônimo lançado em março de 2025 nas plataformas de música. O trabalho não é uma compilação óbvia de clássicos; com exceção de “Magrelinha” e “Estácio, Eu e Você”, ele se aprofunda em preciosidades como “Retrato do Artista Quando Coisa”, “Começar pelo Recomeço”, “Giros de Sonho” (gravada em duo com Zeca Baleiro), “Dias de Esperança” e “Feras que Virão” (gravada ao lado de Cida Moreira), além das menos populares “Um Toque”, “O Sangue Não Nega” e a faixa “Presente Cotidiano”.
👉 Mais música? Acesse nossa programação cultural.
A cantora se apresenta acompanhada pelos mesmos músicos que participaram da gravação do álbum: André Bedurê (baixo, violão, vocal e direção musical), Zeca Loureiro (guitarra, violão e cavaquinho) e Gustavo Souza (bateria e percussão). A apresentação ainda conta com a participação especial dos familiares de Cristina, Ruy Guimarães (irmão) e João Sartori (filho). André Bedurê, que já produziu shows e discos de Luiz Melodia, expressa grande admiração pela intérprete, destacando sua “muita personalidade na construção do trabalho” e seu “suingue especial na divisão rítmica da melodia”.
Declaradamente apaixonada pela obra de Melodia, Cristina Guimarães revela que o projeto é um sonho antigo, amadurecido há muito tempo: “Este é realmente um sonho realizado, o de poder gravar um álbum que transite pelas ondas e nuances da música e da poesia de Luiz Melodia”, explica a cantora notada por suas interpretações e releituras originais.
Filha de pianista, Cristina Guimarães descobriu o canto ainda na juventude, conciliando-o com sua formação em Psicologia e Psicanálise. Em Campinas, ela foi voz em grupos que se apresentavam na cidade, colaborando com instrumentistas como Bebeto von Buettner e Ramo Montagner, além de fazer parte do Trio Azeviche, com Bruno Mangueira e Marcos Souza.
Em 2019, incentivada por Cida Moreira, com quem estudava canto, decidiu investir em sua carreira autoral. Lançou o EP “Em Canto” em 2023, um trabalho de voz e piano que imprime sua identidade à música popular brasileira com composições como “Caso Você Case” (Vital Farias), “Nunca” (Lupicínio Rodrigues), “Dindi” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira) e “Tempo Velho” (Douglas Germano).
O show “Presente & Cotidiano” surgiu na sequência e resultou no álbum de mesmo nome, lançado em março de 2025. A artista segue atualmente em formação no Curso Profissionalizante de Voz de Francesca della Monica.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74