Foto - crédito: Carlos Bassan Prefeitura de Campinas/ Divulgação
A ancestralidade, a memória e as conexões culturais são celebradas na 17ª edição do projeto “Sou África em Todos os Sentidos”, promovido pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Com programação prevista para acontecer até 13 de dezembro de 2025 na Casa de Cultura Fazenda Roseira, em Campinas, o evento deste ano foca no tema “Tradição que acolhe: possibilidades e desafios para acessibilidade e inclusão”.
Guiada pelos cinco sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão), a programação propõe experiências imersivas ao público valorizando as tradições afro-brasileiras. As atividades buscam promover o diálogo entre diferentes expressões artísticas, conectando gerações em torno da cultura do Jongo, do corpo e da memória.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
A agenda de novembro aprofunda o diálogo entre ancestralidade, arte e educação, com a realização de diversas atividades. Estão previstas oficinas de corpo e movimento, toque e percussão, plantio e um roteiro dedicado ao Jongo. Além disso, o público poderá participar de um curso sobre Patrimônio Cultural em Matriz Africana e de uma oficina de brincadeiras.
Durante a realização do projeto, a comunidade também apresentará os avanços de iniciativas contempladas por editais do Programa Nacional de Ações Culturais (PNAB). Entre os projetos que reforçam a preservação da memória ancestral estão o “Cosmovisão, Tradições e Culinária Afro” e o “Arquimemórias Jongueiras”.
O evento “Sou África em Todos os Sentidos” é uma realização da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Conta com parceria da Prefeitura de Campinas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc (PNAB).
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74