Foto - crédito: Fernando Petermann / divulgação
Os palcos de Campinas receberão uma montagem inclusiva do clássico “O Mágico de Oz”, reunindo um elenco diversificado de 130 artistas com idades entre 10 e 78 anos. O musical, que faz parte do Projeto Arte e Cultura Territórios da Fundação FEAC, será apresentado nos dias 21, 27 e 28 de outubro, sempre às 19h30, com entrada franca.
A montagem é fruto do esforço colaborativo de sete Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Campinas, com a Casa de Maria de Nazaré na execução do projeto. A iniciativa mobilizou artistas e educadores locais para criar uma proposta multiartística fundamentada nos direitos à cultura, à arte e à convivência comunitária. A escolha do tema partiu dos próprios participantes, que se identificaram com a jornada em busca de coragem, amor e sabedoria.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
“A magia deste espetáculo está justamente na diversidade das histórias de vida que ele carrega. São crianças, adolescentes, adultos e idosos que encontraram na arte um espaço de expressão, acolhimento e pertencimento. O palco é o lugar onde todos têm voz, brilho e protagonismo”, afirma Valdirene Vitor Souza, coordenadora da Casa de Maria de Nazaré. A proposta busca fomentar o desenvolvimento integral dos atendidos e o fortalecimento de vínculos sociais.
Com coreografias, performances teatrais, música e cenários criativos, o musical retrata a clássica jornada de Dorothy e seus amigos – o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão – em busca de seus sonhos e de sua própria identidade. Ao longo do caminho, eles enfrentam desafios, descobrem virtudes e aprendem importantes lições sobre o trabalho em equipe e a empatia.
A produção traz ainda elementos simbólicos que reforçam a importância da valorização do potencial humano em todas as fases da vida, sendo construída a partir da participação ativa de seus artistas e o respeito às suas individualidades, talentos e trajetórias.
A Casa de Maria de Nazaré nasceu da iniciativa de membros do grupo de oração da Catedral Metropolitana de Campinas, que se sensibilizaram pela situação de crianças e adolescentes em situação de rua, iniciando uma ação concreta de acolhimento e cuidado. Atualmente, a instituição atende cerca de 900 pessoas em suas quatro unidades de trabalho, oferecendo atendimento gratuito a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
A equipe da instituição é composta por diretoria voluntária e profissionais capacitados, atuando com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e em regime de casa de passagem. Seu trabalho é pautado na promoção dos direitos humanos e no desenvolvimento integral de seus atendidos.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74