Foto - crédito: Firmino Piton / CCLA (divulgação)
O Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) celebrará seus 124 anos de fundação com uma solenidade comemorativa na sexta-feira, 31 de outubro, às 19h30, e contará com a inauguração da Galeria de Colaboradores Notáveis, que anualmente homenageará associados por suas contribuições culturais à entidade. Os primeiros notáveis a serem inaugurados no painel são o advogado e escritor Dr. Agostinho Toffoli Tavolaro e o Professor de História Duílio Battistoni Filho
A entidade cultural foi fundada em 31 de outubro de 1901 e na programação da noite de aniversário, destaca-se a entrega do título de Associado Honorário ao Professor Sidney Lisboa Rocha, idealizador do ciclo de mini-aulas virtuais “Histórias de Campinas”. O Professor Duílio Battistoni Filho será o orador oficial da sessão, com uma palestra que resgatará momentos importantes da trajetória do CCLA.
👉 Mais Cultura? Acesse nossa programação.
A instituição, que abriga o Museu Carlos Gomes, a imensa Biblioteca César Bierrenbach e o Memorial de Manuel Ferraz de Campos Salles, além de vastas coleções de memorabilia, tem o papel de testemunhar, recolher, organizar e guardar a produção artística, científica, literária e imagética da população da cidade ao longo do tempo.
A nova edição da “Revista do Centro de Ciências, Letras e Artes”, número 74, também será lançada durante o evento. O primeiro número da revista circulou em 1902 e a nova edição traz artigos que abordam história e personagens, ecologia, inteligência artificial, Instituto Agronômico de Campinas, poesia e contos, entre outros. Cada pessoa presente ao evento receberá um exemplar.
Para encerrar a noite de celebração dos 124 anos, será oferecido um recital em solos de piano por José Francisco da Costa.
O CCLA tem uma longa história de promoção cultural. Durante as primeiras décadas do século XX, na ausência de órgãos exclusivamente culturais em Campinas, a entidade reuniu e promoveu grande parte das produções culturais da cidade.
Suas instalações atuais contam com uma biblioteca estimada em mais de 100 mil volumes, Pinacoteca, Museu dedicado ao Maestro Carlos Gomes, Memorial a Campos Sales e, com inauguração prevista para 2026, o Memorial à Soprano Niza de Castro Tank. O complexo também integra a Galeria de Arte Egas Francisco, Sala de Leitura, Vitrine Cultural e um Auditório com capacidade para 220 pessoas.
O auditório do CCLA foi palco de espetáculos de Procópio Ferreira e apresentações de artistas de repercussão nacional e internacional, como Guiomar Novaes, Regina Duarte, Eudóxia de Barros, Fernando Lopes, Neyde Thomas e Niza de Castro Tank. O centro cultural também sediou a primeira exposição futurista de Lasar Segall no Brasil fora de São Paulo, abrigando, inclusive, uma de suas obras doadas pelo pintor.
Além disso, foi no Centro que ocorreu a primeira leitura de “Os Sertões”, obra seminal de Euclides da Cunha, para os fundadores da instituição. Na década de 1950, o CCLA criou o primeiro cineclube de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74