
Como parte das comemorações de seu centenário, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Campinas, realiza o minicurso “Arte e Cuidado na Saúde Mental”, uma iniciativa que visa explorar as interseções entre práticas artísticas e saúde mental. O curso vai ocorrer neste sábado, 9 de março de 2024, das 9h às 16h30, no auditório Anna do Casarão Cândido Campinas.
O curso é destinado a profissionais de nível superior e estudantes de nível técnico que atuam na saúde mental, profissionais da área cultural e demais interessados. As inscrições podem ser feitas por meio do site, no valor de R$ 250,00.
O minicurso abordará como as práticas artísticas podem ser integradas à saúde mental, oferecendo à clínica a oportunidade de transcender o controle e a exclusão, deslocando-se para além dos limites convencionais. Os participantes serão conduzidos a compreender como essas experimentações alteram a sensibilidade coletiva e a imaginar atuações transdisciplinares, envolvendo profissionais da saúde, das artes e da cultura, tendo por objetivo, a produção criativa de pessoas em sofrimento psíquico.

Foto – crédito: acervo pessoal
O curso pretende apresentar conceitos que orientam as práticas na interface das artes e da saúde mental na contemporaneidade, discutindo experiências no campo da atenção psicossocial e da cultura. Buscará proporcionar aos inscritos aproximações teórico-práticas com o tema, estabelecendo relações com a produção de subjetividade e promovendo discussões sobre o cuidado nas práticas em saúde mental. Além disso, o curso será dinâmico, com propostas de trocas entre os participantes. Também haverá momentos de exposição teórica, dinâmicas e discussões em grupo, proporcionando um processo de aprendizagem vivencial e crítico.
O curso será ministrado por Elizabeth Araújo Lima, renomada professora do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); orientadora no Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional e Inclusão Social da FMUSP e do Programa de Pós-graduação em Estética e História da Arte do MAC USP. Doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo da Subjetividade da PUC-SP. Experiência internacional: pós-doutora pela University of the Arts – London. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Produção de Subjetividade Arte e Corpo em Terapia Ocupacional da FMUSP. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional e no campo dos Estudos da Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, interface arte, saúde e cultura, processos de criação, políticas da subjetividade, saúde mental e saúde coletiva.
Minicurso “Arte e Cuidado na Saúde Mental”
Local: Auditório Anna do Casarão Cândido Campinas. Rua Helena Fabrini, s/n, Sousas – Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74