Entre os dias 22 e 26 de março, Campinas será palco da 7ª edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), que traz uma programação gratuita ao público. Depois de um hiato de dois anos em virtude da pandemia de Covid-19, o evento está de volta renovando o seu compromisso com a valorização e a difusão da música brasileira. Apresentado pela CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL, o festival homenageia a vida e obra dos músicos João Donato e Liduino Pitombeira.
Idealizado pela pianista Thais Nicolau e realizado desde 2014, o festival já se tornou referência na cidade. A programação da sétima edição conta com cinco dias de concertos abertos e gratuitos para a comunidade no teatro Castro Mendes, além de bate-papo com os homenageados. Em paralelo, o FMCB traz a realização do congresso de música com mesas-redondas, recitais-palestra, debates e apresentações artísticas que exploram as obras dos homenageados no Instituto de Artes da Unicamp. As atividades seguirão todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades municipais e estaduais, com obrigatoriedade do uso de máscara dentro do teatro.
“O projeto nasceu do sonho de criar um espaço que conseguisse valorizar a beleza e os encantamentos da produção musical brasileira. Além dos concertos, durante o evento, pesquisadores vindos de diversos lugares do Brasil e do exterior, músicos e o público em geral estarão na Unicamp para debater temas de relevância para a área cultural e musical do país, além de ter a rara oportunidade de trocar informações com os dois homenageados todos os dias”, conta Thais.
Concertos gratuitos
A programação aberta e gratuita no teatro Castro Mendes é apresentada pela CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL. Ela inicia na terça-feira, 22 de março, com o concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp, regida pela maestrina Cinthia Alireti, relembrando as composições que passaram no festival até aqui. Na quarta-feira, dia 23, o festival leva os compositores homenageados ao palco para bate-papo respondendo perguntas do público, e traz a participação do grupo Unicamp Cello Ensemble para um concerto.
Nos dias 24 e 25 de março ocorrem os concertos comentados dos compositores homenageados do FMCB. Na quinta-feira, 24, João Donato, ao lado de convidados, irá explorar um repertório com grandes composições que marcaram sua carreira. Na sexta-feira, dia 25, é a vez de Liduino Pitombeira e seus convidados dividirem o palco do Castro Mendes neste concerto que irá percorrer suas principais obras.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza o encerramento do 7º Festival de Música Contemporânea Brasileira, no sábado, dia 26, em um concerto especial que interpretará obras dos dois compositores homenageados. A apresentação contará com a participação dos solistas Felicia Coelho, na flauta, e Lei Weng, no piano, e dos músicos do Instituto Anelo, de Campinas.
Todos os concertos estão agendados para às 20h e são gratuitos. Os ingressos serão distribuídos 2h antes das apresentações por meio do Sympla na página do teatro Castro Mendes.
Congresso de música
O Festival de Música Contemporânea Brasileira promove também nos dias 24 e 25 de março o congresso de música no Instituto de Artes da Unicamp, a partir das 10h. Além das comunicações orais, a programação destes dois dias contará com mesas-redondas, recitais-palestra e apresentações artísticas que exploram as obras dos dois compositores homenageados pelo FMCB.
As atividades são gratuitas e os participantes que se inscreverem pela internet e comprovarem presença no evento receberão certificado de participação. As inscrições poderão ser feitas no hall de entrada no Instituto das Artes
Sobre os compositores homenageados na 7ª edição
Nascido em 1934, no Acre, João Donato é multi-instrumentista, arranjador, compositor e cantor. É um dos precursores da bossa-nova e também um dos principais nomes da música popular brasileira. Dono de um estilo cativante, que mescla uma grande variedade sonora, o músico viveu e atuou nos Estados Unidos onde gravou com grandes nomes do jazz, como Bud Shank, Herbie Mann e Chet Baker. No Brasil, atuou ao lado de artistas dos mais diversos estilos como João Gilberto, Tom Jobim, Gilberto Gil, Marcelo D2, Joyce Moreno e Tulipa Ruiz. Recentemente, lançou o disco “Síntese do Lance” (2021) em parceria com Jards Macalé.
Já Liduino Pitombeira nasceu em 1962, em Russas, no Ceará. É compositor, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O compositor também é membro da Academia Brasileira de Música (ABM), do College Music Society of Composers e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). As suas composições formam parte do repertório de orquestras no Brasil e no exterior, e suas pesquisas em composição e teoria musical têm contribuído para a discussão sobre a produção musical.
Mais sobre o FMCB
A iniciativa de criar o Festival surgiu enquanto a pianista Thais Nicolau desenvolvia a tese de doutorado na Unicamp sobre as obras do compositor Edmundo Villani-Côrtes e teve a ideia de ampliar os horizontes da pesquisa, estendendo para outros talentos brasileiros, além de criar a oportunidade de compartilhar essa imersão com outras pessoas. “O intuito é fazer com que os homenageados participem das atividades do Festival, possibilitando uma maior interação com o público e com os pesquisadores”, destaca a artista.
Ao longo das seis edições realizadas, o FMCB já homenageou nomes como Marisa Rezende, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Edino Krieger, Ricardo Tacuchian e claro, o inspirador desta ideia, Edmundo Villani-Côrtes. Foram apresentados no FMCB um total de 47 comunicações orais, 12 mesas-redondas e 45 apresentações artísticas. Passaram pelos palcos do Festival mais de 800 músicos entre proponentes de apresentações artísticas e artistas convidados.
O FMCB é realizado pelo Grupo Sintonize por meio do ProAC ICMS, ProAC Expresso Direto, Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento é apresentado pela CPFL Energia, com o apoio da Microgeo, Grupo Alfa, Águas Prata, Instituto Alfa, La Basque, Osten Group e Racional Engenharia.
Tem como parceiros a Prefeitura de Campinas – Secretaria de Cultura, Instituto João Donato, Instituto CPFL, Unicamp, Proec – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural, Instituto de Artes da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, OSU – Orquestra Sinfônica da Unicamp , Academia Brasileira de Mùsica e Odery.
Programação FMCB – Concertos no teatro Castro Mendes
22/03
20h – Abertura FMCB com Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regente: Cinthia Alireti
23/03
20h – Bate-papo com homenageados e concerto com Unicamp Cello Ensemble
24/03
20h – Concerto comentado com João Donato e Convidados
25/03
20h – Concerto comentado Liduino Pitombeira e Convidados
26/03
20h – Encerramento da FMCB com concerto Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Solistas: Lei Weng (piano) e Felicia Coelho (flauta)
Participação especial: Instituto Anelo, João Donato e Grupo
Festival de Música Contemporânea Brasileira – FMCB 7
Local: teatro Castro Mendes – Concertos
Ingressos: gratuitos. Serão distribuídos 2h antes das apresentações por meio do Sympla na página do teatro. Acesse o link
Congresso FMCB
Local: Instituto de Artes da Unicamp
DAta: 24 e 25 de março
Horário: a partir das 10h
Inscrições: gratuitas, no hall de entrada no Instituto das Artes
Mais informações: www.fmcb.com.br ou Instagram @fmcbsp
Fotos: João Donato – crédito Clever Barbosa/B2C Filmes / Liduino Pitombeira – crédito divulgação
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74