Foto - Crédito: Firmino Piton
Foto – crédito: Firmino Piton / divulgação
Como parte da programação da “23ª Semana Nacional de Museus”, a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas realizará, no dia 18 de maio de 2025, das 9h às 12h, um passeio gratuito por três importantes museus da cidade.
A atividade faz parte da programação oficial de Campinas que celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal de turismo da Prefeitura, mas só abrem no dia 10 de maio e se encerram no dia 15. O limite de vagas é de 40 pessoas.
O tour, que terá transporte em ônibus e acompanhamento de guia de turismo especializado, passará pelo Museu da Cidade (Casa de Vidro), Museu de História Natural (Bosque dos Jequitibás) e Museu da Imagem e do Som (MIS). O ponto de partida e chegada será a tradicional Feira Hippie, no Centro de Convivência. O objetivo da iniciativa é promover o acesso da população aos espaços culturais da cidade, fomentar o trabalho dos guias de turismo e valorizar a história e o patrimônio de Campinas.
Os participantes devem usar roupas confortáveis, levar garrafinha de água e utilizar protetor solar. Menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável e adolescentes entre 13 e 17 anos precisam apresentar autorização para participar desacompanhados, que pode ser baixada no site do Departamento de Turismo.
Roteiro
Durante o passeio, os participantes poderão conhecer de perto a diversidade cultural e histórica dos museus que compõem o roteiro. O Museu da Cidade, localizado na Casa de Vidro, dentro do Lago do Café, apresenta um rico acervo sobre a história de Campinas, uma exposição apresenta parte do acervo indígena e arqueológico, além das exposições temporárias que ocorrem no piso superior, tendo neste mês de maio a exposição com obras do artista Egas Francisco e o registro do seu trabalho.
O passeio ao Complexo Cultural do Bosque dos Jequitibás inclui a visita ao Museu de História Natural, que apresenta os biomas brasileiros e curiosidades da fauna e flora, incluindo fósseis, répteis, aves e outros animais, além da Casa dos Animais Interessantes, onde o visitante poderá observar serpentes, cobras, iguanas, entre outros animais vivos.
Por fim, o MIS-Campinas, instalado no Palácio dos Azulejos, preserva acervos diversificados entre objetos tecnológicos, audiovisuais e históricos. Entre as exposições destaca-se a Sala Hercule Florence e a recém inaugurada “Sala 100 anos de Cinema Campineiro”. O MIS completa 50 anos neste ano de 2025.
Tour guiado: “23ª Semana Nacional de Museus”
Inscrições de 10 a 15 de maio pelo site
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74