Foto - crédito: Nina Pires / divulgação
A Rabeca Cultural convida o público para uma noite de música brasileira de alta qualidade com o show “Certas Canções”, estrelado pela cantora, pianista e compositora franco-brasileira Calu. A apresentação acontece no dia 06 de dezembro de 2025, sábado, a partir das 20h, e conta com um time de músicos talentosos no palco. O espetáculo, com cerca de 50 minutos de duração, mergulha em temas como amor, crítica social, luto e resistência, com uma base em MPB, samba-canção, baião e blues.
Intitulado a partir da canção de Milton Nascimento e Tunai, o show “Certas Canções” utiliza seus versos como ponto de partida para criar uma sequência temática coesa de 10 músicas, sendo 8 delas composições autorais de Calu. A proposta musical se destaca por arranjos originais e pela conexão entre experiências pessoais e coletivas, utilizando até mesmo objetos sonoros do cotidiano em faixas como “Morena, Vem Cá”, e recursos técnicos para traduzir estados emocionais em “Quarentena”.
👉 Mais música? Acesse nossa programação cultural.
A cantora e compositora Calu, que tem origens indígenas e tunisianas, atua na música autoral desde a infância. Em 2019, ela ingressou em primeiro lugar no curso de Piano Popular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, desde 2020, estuda produção fonográfica no Protools, o que a permitiu gravar e lançar suas canções com nomes como Mário Manga. Em 2025, obteve o 3º lugar de melhor composição no festival de Bombinhas. Seu trabalho se expande para trilhas sonoras, atuando em séries como “Estradeiras” (Travel Box Brazil) e “Plus Belle La Vie” (TF1). Atualmente, ela é diretora musical da série “Beija-Flor da Capoeira”, com estreia prevista na TV Brasil.
Para a apresentação, Calu será acompanhada por uma banda de instrumentistas renomados. João Almeida, flautista formado em Composição pela Unicamp, possui um extenso currículo em espetáculos na Região Metropolitana de Campinas e em produções audiovisuais, além de acumular premiações de melhor trilha sonora e melhor compositor no Festival Universitário da Canção (FUC) de 2023.
Tomi Medeiros, guitarrista, violonista e compositor, é formado pelo Conservatório Carlos Gomes e licenciando em música pela Unicamp. Em 2025, gravou o disco ”A Nostalgia me Abraçou” com o grupo ”Paralelo ao Fim” e em 2022 produziu a trilha sonora do curta-metragem ”Enlapso”, premiado no Janelas Abertas da UFJF. Ele também é professor no Conservatório Carlos Gomes e no projeto Primeira Nota da Prefeitura Municipal de Campinas.
A seção rítmica será composta por Eduardo Koji no contrabaixo acústico, que estuda na Unicamp e participou da Big Band da universidade de 2022 a 2024, tendo acompanhado Hércules Gomes e Antônio Nóbrega. Em 2022, Koji foi contemplado com a Bolsa Aluno Artista para compor trilha para espetáculo de dança.
Marcelo Choba assume o baixo elétrico e é baixista, compositor e cantor, com atuação na cena de Campinas, tendo integrado o grupo de rock Gambiarre e grupos de samba e MPB, como o Cajapú. Choba também se dedica à arte educação no ensino básico.
Na bateria, Sakae (Gabriel Sakae Santos Tessari) traz sua experiência em rock, MPB, Funky, música instrumental e jazz, além de ser percussionista e baterista da Nova banda jovem de Hortolândia. Ele integra o grupo Cartoon Combo, uma big band em formação pelo programa Aluno Artista da Unicamp, onde também estuda no curso de Música Popular.
Veja também: Rabeca Cultural recebe Coral Volare, em noite de confluência entre música e literatura
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74