Foto - crédito: arquivo pessoal
A série “Saúde mental e natureza” do Café Filosófico CPFL recebe nesta quinta-feira (25) o escritor, ambientalista e líder indígena Kaká Werá para uma palestra sobre “A cosmovisão do bem-viver”. O evento acontece no Instituto CPFL, em Campinas, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube. O encontro é gratuito, com classificação etária de 14 anos, e propõe uma reflexão sobre a interdependência entre o equilíbrio do planeta e o bem-estar humano.
A palestra, que integra o módulo de discussões sobre a crise climática e seu impacto na saúde mental, busca destacar saberes ancestrais para repensar nossos modos de vida. Em um contexto de aumento da “ecoansiedade” – a ansiedade gerada pelos desafios ambientais –, Werá apresentará a cosmovisão do bem-viver, filosofia indígena que entende a vida em harmonia com a Terra.
👉 Mais eventos? Acesse nossa agenda
Conhecida como “tekoá porã” pelos guaranis e “sumak sawsay” pelos povos quéchuas e aimarás, a filosofia propõe novos caminhos para o cuidado coletivo e a resiliência. Conforme o palestrante, “as filosofias ancestrais nos ensinam que não estamos separados da natureza, mas fazemos parte dela. Quando retomamos essa consciência, conseguimos transformar o medo em ação e o isolamento em cuidado coletivo”.
Kaká Werá Jecupé pertence ao povo tapuia e é reconhecido como escritor, ambientalista, educador, conferencista e empreendedor social. Fundador do Instituto Arapoty, organização dedicada à cultura indígena e à sustentabilidade, ele foi premiado em 2003 pela rede Ashoka. É autor de livros como “A Terra dos Mil Povos – História Indígena do Brasil Contada por um Índio” e “Tekoá – uma arte milenar indígena para o bem-viver”. Em 2024, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria infantojuvenil pelo livro “Apytama”.
O Instituto CPFL oferece uma atmosfera convidativa, com climatização, acessibilidade para pessoas com deficiência e intérpretes de Libras. O local conta com serviço de alimentação. Embora os encontros sejam gratuitos e presenciais, a transmissão online acontece no canal do Café no YouTube, onde as palestras ficam disponíveis na íntegra. Uma versão editada também é exibida na TV Cultura aos domingos, às 21h.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74