Foto - crédito: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas (divulgação)
O Bosque dos Jequitibás, em Campinas, será palco de mais uma edição do “Bosque Interativo” neste sábado, 20 de setembro. O evento mensal, focado em educação ambiental, terá como grande destaque a celebração do aniversário de 19 anos do hipopótamo Dinho, um dos animais mais queridos do parque.
A programação, que ocorre das 9h às 15h na Praça do Chafariz, terá seu ponto alto às 10h30, quando o público será convidado a cantar parabéns para Dinho em seu recinto. A equipe do Bosque preparou um “bolo” especial de frutas congeladas para o animal. A visitação é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
👉 Mais lazer para os pequenos? Acesse nossa programação infantil.
Segundo a chefe do Bosque, Débora Meca, o evento busca conscientizar o público sobre a importância da preservação da fauna e o papel de cada pessoa na proteção do meio ambiente e na qualidade de vida dos animais. A veterinária do local, Gabriela Figueiredo, ressalta que um hipopótamo vive cerca de 40 anos na natureza e pode atingir uma idade ainda maior em cativeiro.
Nascido em 20 de setembro de 2006, no Zoológico de Americana, Dinho veio para Campinas em setembro de 2008. Em julho deste ano ele ganhou notoriedade nacional ao passar por um raro procedimento odontológico de canal em dois dentes. A cirurgia foi bem-sucedida, e Dinho agora se alimenta sem dor.
O evento oferece uma oportunidade para visitantes de todas as idades aprenderem sobre os animais silvestres do parque com a orientação de biólogos e veterinários. Entre as atividades, haverá exposição de animais invertebrados vivos do museu (baratas gigantes, besouros e aranhas caranguejeiras) e de animais do zoológico em tratamento, com o objetivo de conscientizar sobre o tráfico e maus-tratos.
Outras atrações incluem a exposição “Fauna Sinantrópica e Animais de importância em Saúde”, o “Projeto Urso na Escola” com animais microscópicos, e a participação do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas da Unicamp. Em homenagem à Semana da Árvore, a equipe do Museu de História Natural (MHN) falará sobre as espécies nativas da Mata Atlântica do parque e um jogo de cartas sobre mudanças climáticas também será oferecido.
Organizado pela equipe do Museu de História Natural e do zoológico do Bosque, o “Bosque Interativo” também conta com a participação da Unidade de Vigilância de Zoonoses e da Unicamp, aproximando o trabalho dessas equipes do público.
Criado em 1884, o Bosque dos Jequitibás é uma das mais antigas áreas verdes de lazer de Campinas. Com mais de 100 mil metros quadrados, o espaço abriga cerca de 200 animais e conta com um complexo de museus, o Teatro Carlito Maia, parquinho infantil e lanchonetes. A entrada é gratuita, e o bosque funciona de terça a domingo, das 6h às 18h.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74