Foto - crédito: Prefeitura de Campinas, divulgação
O Bloco Carnavalesco Vai Pra Cuba já se prepara para o Carnaval 2026 com o anúncio do enredo “Sankofa: Cantos e Tambores que dançam na avenida da memória”. O desfile oficial ocorrerá na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro, com concentração às 13h na Avenida Estados Unidos, altura do número 800, no Jardim Nova Europa. Ambos os eventos têm entrada gratuita e classificação etária livre, promovendo a cultura afro-latino-americana pelas ruas de Campinas.
Inspirado na tradição Adinkra, o tema “Sankofa” utiliza o símbolo africano de uma ave que olha para trás para representar o aprendizado com o passado na construção de um futuro justo. O enredo, desenvolvido coletivamente pelos integrantes, reflete sobre ancestralidade e resistência negra, marcando também os 330 anos da morte de Zumbi dos Palmares. Na avenida, o símbolo africano se une ao Tocororo, ave nacional de Cuba e mascote do bloco, simbolizando a conexão cultural das diásporas africanas.
👉 Mais carnaval? Acesse nossa programação cultural.
O público é convidado a participar livremente do desfile. Embora o bloco utilize as cores vermelho, azul e branco, o uso de abadá é opcional. A organização realiza a pré-venda de vestuário e outros itens por meio de seu perfil oficial no Instagram @blocovaipracuba como forma de apoio ao projeto, mas reforça que não há caráter obrigatório para desfilar.
Atualmente, o Vai Pra Cuba é formado por 65 integrantes, entre ritmistas, vocalistas, mestres e compositores. O grupo se destaca por valorizar expressões da cultura popular de Campinas e homenagear mestres e mestras tradicionais.
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74