A Bacia Cultural, lugar de estudos de memória e práticas culturais, abre inscrições para o Projeto Caixas-Museu, um programa de educação patrimonial que convida 21 pessoas, a partir de 14 anos, a participarem da confecção de urnas que servirão para preservar a história de três eixos importantes para Campinas: Memória da Cultura Surda, Memória da Comunidade LGBTQPAIN+ e Memória Afro-Caipira. As inscrições são gratuitas e acontecem de 5 a 9 de setembro de 2025.
Após a conclusão, as “caixas-museu” vão circular por escolas municipais de Campinas, materializando as histórias levantadas e “contadas” durante o processo. Cada participante selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 1.200, com detalhes sobre a forma de pagamento disponíveis no formulário de inscrição. Segundo Julyana Troya, coordenadora do projeto, o programa oferecerá práticas formativas em áreas como educação patrimonial (material e imaterial), audiovisual, fotografia e introdução à Libras, entre outras.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.
A iniciativa, que tem a produção da Bacia Cultural em parceria com o Instituto Marco do Valle, busca expandir o conhecimento sobre a educação patrimonial e resgatar a salvaguarda de partes da história de Campinas, especialmente bens culturais (materiais ou imateriais) que estão em processo de apagamento ou que ainda não foram reconhecidos por sua importância patrimonial. O projeto é uma realização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74