Foto - crédito: Arquivo pessoal / divulgação
Encerrando o módulo “A Nova China: futuro que nasce da tradição milenar”, o “Café Filosófico CPFL” promove, nesta quinta-feira, um debate presencial com a jornalista Claudia Trevisan e a professora Yili Wang sobre “A ascensão da China e seu impacto sobre o mundo”. O encontro acontece na sede do Instituto CPFL, em Campinas, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento traz reflexões sobre as transformações históricas e econômicas que fizeram da China uma das maiores potências globais.
Em menos de meio século, o país passou de um cenário de isolamento e pobreza para se tornar a maior potência manufatureira e exportadora do mundo. A palestra abordará as reformas de Deng Xiaoping, iniciadas em 1978, que impulsionaram a economia chinesa, abrindo espaço para o setor privado e a globalização, mas mantendo o controle político centralizado. O evento é uma oportunidade para entender o modelo híbrido de “economia socialista de mercado” e a disputa geopolítica com os Estados Unidos.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação.
As palestrantes Claudia Trevisan, diretora-executiva do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), e Yili Wang, jornalista da CCTV, discutirão a evolução das reformas chinesas e a emergência do país como líder em transição energética, com foco em tecnologias como energia solar, eólica e veículos elétricos. O debate também analisará a interdependência econômica entre China e Estados Unidos, um dos pontos-chave da competição geopolítica do século XXI.
Yili Wang é uma das influenciadoras chinesas mais conhecidas no Brasil, com mais de 1,2 milhão de seguidores em suas redes sociais e autora de livros como “Vai ver se eu estou na China”.
Já Claudia Trevisan tem vasta experiência como correspondente internacional, com passagens por Pequim e Washington, e é autora de “Os Chineses” e “China: O Renascimento do Império”.
Em 18 de setembro, terá início o segundo módulo do mês, com o tema “Saúde mental e natureza”. A palestra de abertura, “Ansiedade climática e a era da incerteza”, será ministrada pelo psicólogo Marco Aurélio Bilíbio. O módulo será encerrado no dia 25 de setembro com o escritor e ambientalista Kaká Werá, que abordará “A cosmovisão do bem-estar”, destacando filosofias indígenas sobre saúde e natureza.
O espaço do “Café Filosófico CPFL” oferece uma atmosfera aconchegante, com climatização, acessibilidade para pessoas com deficiência e intérpretes de Libras. O local também conta com um serviço de alimentação. As palestras são gravadas e ficam disponíveis no canal do YouTube, com uma versão editada sendo exibida na TV Cultura aos domingos, às 21h.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74