
Divulgação
Os atores Marcos Vigani, Marcos de Vuono e César Póvero, do grupo Cão sem Dono, apresentam um ensaio geral, gratuito e aberto ao público, da peça “O Jogo da Realidade”, no auditório do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA), nesta sexta-feira, 23 de maio de 2025, às 19h30. O espetáculo irá estrear nos dias 4 e 5 de junho, às 20h, no teatro Castro Mendes.
“O Jogo da Realidade” propõe uma viagem provocativa pelas camadas da percepção humana, colocando o espectador dentro da mente de um dramaturgo (o autor teatral) atormentado. A obra desconstrói as noções de realidade e ficção através de personagens que questionam suas próprias existências. O texto é de Marcos Vigani, com direção de Marcos De Vuono e cenografia de Jesus Sêda. Neste ensaio aberto, a cenografia será parcial.
“Em uma apresentação teatral, um ator se encontra sozinho no palco, imerso em seu papel. A sua performance é cheia de fé cênica. De repente, um outro homem, aparentemente um espectador, se levanta da plateia e entra no palco, interrompendo a cena. Ele questiona a veracidade do que está sendo apresentado, desafiando a linha entre o real e o encenado. O ator, confuso e desconcertado, tenta continuar sua performance, mas a presença do intruso começa a desestabilizar a construção da realidade cênica”, explica Vuono.
E continua: “O espectador, que insiste em se identificar como alguém ‘de fora’, passa a questionar tudo: a existência do personagem, a natureza da encenação e, até mesmo, a validade da própria realidade. O conflito entre as duas realidades – a da ficção do palco e a da vida real fora dele – se intensifica à medida que ambos se confrontam, obrigando o ator a reavaliar seu papel, sua identidade e o que é, de fato, real. A peça, então, torna-se uma reflexão sobre a fronteira tênue entre a ficção e a realidade, explorando a fragilidade da ilusão teatral e a constante busca por sentido no mundo exterior”, comenta.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74