Foto - crédito: João Caldas / divulgação
O teatro do Centro de Convivência Cultural de Campinas recebe o aclamado espetáculo “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, protagonizado pela atriz Mel Lisboa. O musical revive a vida e a obra da eterna rainha do rock brasileiro em apresentações de 20 a 23 de novembro de 2025. A montagem, que tem roteiro e pesquisa de Guilherme Samora, é inspirada no livro autobiográfico de Rita Lee, lançado em 2016, e traz uma narrativa envolvente e com a irreverência característica da cantora.
O elenco de peso interpreta grandes nomes da música popular brasileira que fizeram parte da trajetória de Rita, como Roberto de Carvalho (interpretado por Bruno Fraga), Ney Matogrosso (Fabiano Augusto), Elis Regina (Flávia Strongolli), Gal Costa (Yael Pecarovich), Arnaldo Baptista (Antonio Vanfill), Raul Seixas (Gustavo Rezende) e Gilberto Gil (Roquildes Junior), além de outros atores.
👉 Mais cultura? Acesse nossa programação cultural.

Foto – crédito: João Caldas / divulgação
Esta é a segunda vez que Mel Lisboa assume o papel de Rita Lee no teatro, dando continuidade à história que começou em 2014 com o musical “Rita Lee Mora ao Lado”. O sucesso da primeira montagem foi endossado pela própria cantora, que elogiou a performance da atriz. Para esta nova versão, Mel descobriu o potencial do texto da autobiografia enquanto gravava sua versão em audiolivro em 2022, percebendo o ritmo perfeito para um espetáculo musical.
Em cena, o público acompanha momentos marcantes da vida da artista, desde a infância e os primeiros passos na banda Mutantes, passando pela prisão durante a ditadura militar, até o encontro com o parceiro de vida e música, Roberto de Carvalho, e o sucesso consagrado. Mel Lisboa destaca a relevância de recontar a vida de Rita, que transformou gerações e ousou popularizar o sexo do ponto de vista feminino em uma época inimaginável, tornando-se a artista mais censurada pela ditadura militar.
A atriz ressalta que Rita é mais do que a roqueira maior, sendo uma poetisa da MPB que conquistou uma legião de “ovelhas negras” e se tornou a mulher que mais vendeu discos no país. O espetáculo “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical” busca, assim, mostrar todas as facetas dessa grande cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, atriz, escritora e ativista dos direitos humanos.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74