Foto - Crédito: Fran Camargo
Foto – crédito: Fran Camargo / divulgação
A tradicional “Paixão de Cristo de Piracicaba” chega à sua 35ª edição em 2025, com apresentações na semana da Páscoa, entre os dias 16 e 20 de abril, sempre às 20h, e com uma sessão extra na Sexta-feira Santa (18), às 17h, no Parque Engenho Central. Os ingressos estão a venda no site.
As apresentações terão acessibilidade, com tradução em libras e audiodescrição e área reservada para pessoas com mobilidade reduzida. O Parque do Engenho Central é totalmente acessível, com rampas e banheiros para cadeirantes.
Pelo segundo ano consecutivo, a direção do espetáculo é da dupla formada por Raul Rozados e Carla Sapuppo. O personagem principal também volta a ser interpretado por Charles Mariano.
Nesta 35ª edição, integram o elenco 201 atores e atrizes, além de uma equipe com 162 pessoas nos bastidores. A arquibancada é capaz de receber até 2.300 pessoas por sessão. “Será um espetáculo digno da grandiosidade da Associação Guarantã que criou a encenação e a realiza por tantos anos”, destacou o presidente da entidade, Marcelo Torresan.
Nova cena
Um dos maiores desafios da direção do espetáculo, de acordo com os realizadores, é manter a atratividade da peça, sem fugir da tradição, e neste ano os diretores da “Paixão de Cristo de Piracicaba” inseriram uma nova cena.
“Tem uma passagem bíblica descrita no livro de Lucas sobre os discípulos de Emaús, e estou inserindo a cena na montagem desse ano. A história conta que dois discípulos seguiam para Emaús após a ressurreição, e Jesus se junta eles no caminho, mas não o reconhecem. Só irão o reconhecer quando ele parte o pão”, conta Raul Rozados.
Mais novidades na arquibancada e nos palcos
Além das novas posições de alguns palcos, a arquibancada terá uma curvatura em suas extremidades dando o aspecto de um semicírculo.
Diretores do espetáculo pelo segundo ano consecutivo, Raul Rozados e Carla Sapuppo trouxeram a proposta de criar uma arena romana e aproximar o elenco da arquibancada, deixando o público bem mais perto dos atores durante as cenas.
“Esta será uma das principais mudanças que imprimimos nesta edição da montagem, a ideia é chegar o quanto mais perto das pessoas para que elas sintam como se cada uma estivesse vivenciando aquele episódio”, afirmou Raul, que já dirigiu a peça teatral em outras três oportunidades. “A intenção é fazer com que a arquibancada apresente características de uma arena romana, fechando o cenário nas extremidades”, completou.
Outras mudanças estarão nos palcos que representam o Sinédrio, instituição judicial judaica da época e onde Jesus é julgado, e o Palácio de Herodes, residência do rei Herodes, o Grande e de seu pai Herodes Antipas, também terão suas posições invertidas em relação à montagem do ano passado.
Haverá ainda uma grande escadaria em frente ao Palácio de Pilatos, que irá valorizar muito as cenas ali realizadas. “Essas mudanças trazem uma outra dinâmica ao espetáculo, pois essas alterações invertem a entrada e a saída das personagens do elenco no cenário. E isso faz toda a diferença no espaço cênico”, disse Raul.
35ª Paixão de Cristo de Piracicaba
Local: Parque Engenho Central. Av. Maurice Allain, 454, Vila Rezende – Piracicaba
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74