Atualizada às 16h48
A região de Campinas avança da fase amarela para a fase verde do Plano São Paulo de fexibilização já a partir deste sábado, dia 10 de outubro, valendo, portando, para este fim de semana prolongado pelo feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O anúncio foi feito pelo governador João Doria em coletiva de imprensa no início da tarde desta sexta-feira, 9 de outubro. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais na tarde desta sexta-feira, detalhando o decreto municipal que deverá ser publicado em edição extra neste sábado, dia 10 de outubro.
O governo do estado anunciou mudança de critério em relação ao período de funcionamento dos estabelecimentos para atendimento presencial. Assim, na fase verde, os estabelecimentos poderão funcionar agora por 12h. No decreto municipal, o horário de funcionamento não tem mais restrição. No caso de bares, restaurantes e estabelecimentos do gênero, o encerramento se estendeu até 23h em todo estado, medida que Campinas já havia adotado na cidade, com encerramento do atendimento às 22h e fechamento das portas às 23h.
Na fase amarela estavam permitidas apenas 8h de funcionamento dos estabelecimentos, mas também houve mudança, e para as regiões que permanecem nesta fase, o horário permitido passa de 8h para 10h.
Ainda na fase verde, a capacidade de atendimento dos estabelecimentos aumenta de 40% para 60%, sendo que no caso das academias a alteração é de 30% para 60%.
Sobre os eventos, festas, baladas, torcidas em estádios, e outros que geram aglomerações, ainda estão proibidos na fase verde. De acordo com o prefeito e o secretário de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, em Campinas estão autorizados na cidade eventos e atividades culturais com o público sentado e com 60% da capacidade. Eventos com o público em pé ainda não estão liberados, o que poderá ocorrer somente 28 dias a partir da entrada da cidade na fase verde. “Achamos prudente não incluir agora no decreto, vamos reavaliar e deixar para o segundo momento para acrescentar no decreto futuramente”, disse Panutto.
Igrejas e templos também poderão funcionar com capacidade de 60%.
Sobre os parques públicos, o prefeito informou que neste fim de semana de feriado, inclusive no dia 12 de outubro, continua com as mesmas regras, ou seja, aberto das 7h às 15h, mas na semana que vem deve anunciar o retorno do funcionamento normal dos parques. Também ficaram para a próxima semana as definições sobre a reabertura dos equipamentos culturais públicos (museus, teatros, bibliotecas, etc).
Também estão liberadas áreas comuns de clubes, como piscinas, quadras, áreas de lazer, com capacidade de 60%, assim como a realização de esportes amadores, mas respeitando as medidas sanitárias. Continuam proibidas as atividades que geram aglomeração.
O prefeito adiantou ainda que os cemitérios vão voltar a reabrir ao público no fim de semana prolongado pelo feriado de Finados, ou seja, a partir do dia 31 de outubro.
“Não podemos baixar a guarda e nem desmontar a estrutura (de saúde), a pandemia continua, uma das regiões voltou à fase laranja (Barretos). Temos que manter um cuidado muito grande”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza.
Fase verde no estado
Seis regiões progrediram para a fase verde no total, sendo Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Baixada Santista, Taubaté e Grande São Paulo, incluindo a capital, abrangendo 76% da população do estado.
As regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto São João da Boa Vista e São José do Rio Preto prosseguem na fase amarela. Já a região de Barretos teve piora nos índices de avanço da pandemia e regride para a fase laranja. Esta foi a 14ª requalificação do mapa do estado, e segue até dia 16 de novembro, quando haverá nova requalificação.
“Cautela, cuidado, zelo, vão evitar a contaminação e o risco de morte. O risco está aí, e se as pessoas se aglomerarem no parque, praia, calçadão, o risco é a retomada da força do vírus. Precisamos compreender, podemos desfrutar o fim de semana, mas com cuidado para proteger sua vida, dos familiares e amigos”, disse o governador.
Segundo as autoridades, o que permitiu a progressão de fase nas seis regiões que avançaram para fase verde foi a melhora significativa dos índices da pandemia, mas se houver necessidade, é possível retroceder de fase.
Veja as fases do Plano São Paulo.
Como fica o funcionamento dos estabelecimentos na fase verde em Campinas:
– Comércio – capacidade limitada a 60%; sem restrição de horário de funcionamento; adoção dos protocolos geral e específico do setor;
– Shopping, galerias e estabelecimentos do gênero – capacidade de 60%; sem restrição do horários; adoção dos protocolos geral e específico do setor;
– Bares, restaurantes e estabelecimentos similares – capacidade 60%; após às 6h e até 23h (atendimento até 22h e fechamento das portas no máximo até 23h); adoção dos protocolos geral e específico do setor;
– Serviços – capacidade de 60%; horário livre; adoção dos protocolos geral e específico do setor;
– Salões de beleza e barbearias – capacidade de 60%; horário livre; adoção dos protocolos geral e específico do setor;
– Academias e centros de ginástica – capacidade de 60%; horário de funcionamento livre; adoção dos protocolos geral e específico do setor;
– Eventos, convenções e atividades culturais – capacidade 60% limitada, com o público sentado; obrigação de controle de acesso (com medição de temperatura do público) e hora marcada; filas e espaços com demarcações, respeitando distanciamento mínimo; adoção dos protocolos geral e específico do setor. Eventos com o público em pé ainda não estão liberados, apenas após 28 dias consecutivos na fase verde;
– Igrejas e templos – celebrações com capacidade de 60%, com liberação de demais atividades, desde que respeitando os protocolos sanitários.
– Serviço público – atendimento à população com capacidade aumentada para 60%.
Foto: Carlos Bassan/arquivo site Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74