Blog do Vinho

Vinho nacional: estamos bebendo mais e melhor

por Suzamara Santos
Publicado em 5 de setembro de 2020

Já falei aqui sobre a visibilidade que o vinho brasileiro vem ganhando com o isolamento social na pandemia. Hoje, inspirada no feriado de Sete de Setembro, colhi alguns números que confirmam que estamos mesmo comprando e tomando mais vinhos em geral. Melhor ainda: o interesse pelo vinho fino (de uvas viníferas) é maior do que o do vinho de mesa (de uvas americanas), apontando para uma qualificação do consumidor. Na esteira desse súbito interesse pela bebida, o nosso vinho – e não só espumante – pode estar iniciando uma fase muita positiva.

Novo normal durante a pandemia: brasileiro está consumindo mais vinhos nacionais. Foto: Reserva85

As vendas de vinhos nacionais subiram quase 40% nos quatro primeiros meses de 2020, marca que trouxe otimismo aos vitivinicultores do País. Por falar em otimismo, ainda estamos saboreando as safras abençoadas de 2018 e 2020 no Brasil, cujos rótulos estão chegando às gôndolas aos poucos. Os brancos 2020 já estão por aí, confirmando que, pelo menos para o produto verde-amarelo, o ano está sendo bom. O consumo per capta também subiu, chegando a 2,81 litros. Sim, ainda é muito pouco, mas é bom lembrar que há anos estamos patinando em 1,9 litros per capita. Aqui estão alguns números aferidos pela Ideal Consulting, agência de pesquisa especializada no mercado de bebidas, além de algumas tendências no de mercado. E bom feriado!

  • Brasil registrou aumento no consumo de vinho de 27,8% no primeiro semestre de 2020
  • O crescimento foi de 50% de vinho fino e 39% de vinho de mesa
  • Cada brasileiro consumiu 2,81 litros, em média, entre abril e junho
  • Isso representa aumento de 72% em relação ao primeiro trimestre do ano passado
  • Vendas de vinhos brasileiros cresceram 39% nos primeiros quatro meses de 2020
  • As safras excelentes safras de 2018 e 2020 no Brasil injetaram otimismo ao mercado
  • Vendas via e-commerce cresceram 36% na primeira quinzena de abril
  • Vinhos em lata e em caixa, tipo bag-in-box, entraram forte no mercado
  • Lives e degustações on-line deram visibilidade inédita aos vinhos brasileiros

Fonte: Ideal Consulting

 

 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74