Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta sexta-feira, 14 de agosto, o secretário municipal de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, apresentou um gráfico sobre as taxas de transmissão do novo coronavírus na cidade, que mostra que a linha projetada para agosto pode estar um pouco acima de 1,0 (cada pessoa infectada por transmitir para mais de uma), o que exige alerta da população. O material foi preparado por estatísticos da Unicamp e especialistas do Departamento de Vigilância em Saúde.
Segundo o secretário, ao longo do período pandêmico, Campinas chegou a ter taxas de transmissão de 1,8. “Em abril não tínhamos aparentemente muitos casos na cidade, mas a taxa de transmissão era alta. No mês de julho, a partir do dia 7, ficamos por várias semanas, pelo menos três, abaixo de 1,0, e isso significa que temos menos pessoas doentes entrando no sistema do que pessoas recuperadas”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, a linha projetada no dia 1º de agosto é de um pouco acima de 1,0, o que não é bom para a cidade. “Nós precisamos continuar cuidando da transmissão, as pessoas precisam continuar mantendo o distanciamento social, etc, para que a gente não tenha elevação e um aumento de contágio”, disse.
De acordo com as autoridades, diante deste cenário, é importante que as pessoas evitem sair de casa se não for extremamente necessário; e ao sair, façam o uso correto da máscara, lavagem adequada das mãos e mantenham o distanciamento mínimo de 1,5 metro de outras pessoas.
Com a reabertura dos parques municipais, o prefeito Jonas Donizette disse que irá avaliar o comportamento da população e pode adotar multa pecuniária para quem não usar máscara.
O prefeito disse que a tendência de alta na transmissão ainda não tem relação com a entrada de Campinas na fase amarela porque o levantamento vai até 1º de agosto, e a cidade mudou de fase no último sábado, dia 8. “Mas é claro que a diminuição do isolamento social aumenta a possibilidade de transmissão”, afirmou.
Foto: Fernanda Sunega/prefeitura de Campinas (divulgação)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74