#FiqueemCasa

Campinas avança para a fase amarela do Plano São Paulo

7 de agosto de 2020

Atualizado em 10 de agosto

Conforme previsto, Campinas saiu da fase laranja e entrou na fase amarela do Plano São Paulo de retomada econômica desde sábado, dia 8 de agosto. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette em transmissão ao vivo pelas redes sociais na manhã de sexta-feira, dia 7, antecipando a divulgação da reclassificação das regiões do estado que foi apresentada no início da tarde pelo governador João Doria.

Assim, bares e restaurantes já poderão abrir neste fim de semana comemorativo de Dia dos Pais, além de salões de beleza, academias e ampliação dos horários de comércio de rua e shoppings (veja como ficam os segmentos abaixo).

De acordo com Jonas, a retaguarda da saúde, com disponibilidade de leitos de UTI, que tem peso 4 na avaliação, foi determinante para este avanço. A DRS 7, que envolve as regiões de Campinas, Jundiaí e Bragança Paulista, está com 65% ocupação de leitos.

O prefeito ressaltou que ainda é preciso diminuir alguns indicadores, como a transmissibilidade do coronavírus, número de mortes, para que possa estabilizar de vez. “A tranquilidade definitiva só virá com a vacinação. Até lá temos que nos precaver”, afirma.

Normalmente, o avanço de fase ocorre na segunda-feira seguinte ao anúncio, mas o prefeito disse que tomou a decisão de já autorizar a partir do fim de semana porque acha que é válido. “A gente tem que olhar para a dificuldade que as pessoas enfrentam, a gente está fazendo as coisas com muita responsabilidade, muito equilíbrio. Nossa taxa de ocupação de leitos está em 65%, e a gente acredita que vai poder contar a parceria dos estabelecimentos para fazer isso com responsabilidade”, disse.

Veja como ficam os setores:

Comércio de rua e shoppings

O comércio de rua e shoppings, que já estavam abertos na fase laranja, podem ampliar o horário de funcionamento de 4h para 6h, e capacidade sobe de 20% e 40%.

O comércio passa a funcionar das 10h às 16h durante a semana, e das 9h às 15h nos fins de semana.

Já os shoppings, uma novidade: os empreendimentos optaram pelo funcionamento “descasado”, ou seja, um grupo optou pelo horário das 12h às 18h, e outro grupo, das 15h às 21h, de segunda-feira a sábado. Aos domingos, todos funcionam no mesmo horário, das 12h às 18h.

-Galleria Shopping, Unimart, Ouro Verde, Jaraguá e Prado Boulevard – das 12h às 18h de segunda a domingo.
-Iguatemi, Parque D. Pedro, Parque das Bandeiras e Campinas Shopping – das 15h às 21h de segunda a sábado. Aos domingos, das 12h às 18h.

Outra novidade: será permitido o funcionamento das praças de alimentação, que estejam instaladas ao ar livre ou em áreas arejadas, no mesmo horário do shopping, também com capacidade de 40%.

Estão autorizados também o serviço de valet. Atividades culturais, eventos, teatros e cinema, continuam vedados, e só poderão voltar depois de 28 dias na fase amarela. Apenas a atividade de drive-in (cinema e espetáculos) está liberada.

Bares e restaurantes

Os bares e restaurantes podem voltar a funcionar para atendimento presencial nesta fase amarela pelo período de 6h, com capacidade de 40%. Os estabelecimentos podem definir o horário corrido ou fracionado, entre às 6h e 17h.

Segundo o prefeito, antes havia a definição de que apenas os locais ao ar livre poderiam abrir, mas agora está permitido o funcionamento, mas os locais precisam estar arejados.

Havia um pedido da Associação de Bares e Restaurantes de Campinas e Região (Abrasel RMC) para que os estabelecimentos pudessem abrir em horários com intervalo, ou seja, no período do almoço e jantar, das 12h às 15h e das 19h às 22h, mas, de acordo com o prefeito, há uma nova definição sobre esta questão dos horários pelo governo do estado e só é permitida a abertura até 22h a partir de 14 dias da região na fase amarela. Sendo assim, a previsão é de que no dia 21 de agosto o segmento possa funcionar até 22h.

Restaurantes de shoppings poderão funcionar de acordo com o horário de abertura definido pelo empreendimento.

Salões de beleza, academias e escritórios

Salões de beleza, barbearias, clínicas e serviços de estética poderão operar com capacidade limitada a 40% e funcionamento também por 6h, com hora marcada, com adoção dos protocolos sanitários. Estabelecimentos em shoppings, seguem no horário dos shoppings. Não será permitida a espera no local.

Já as academias e centros de ginástica poderão funcionar com capacidade limitada a 30%, 6h, mas com agendamento prévio, ou seja, com hora marcada, apenas aulas individuais. Ainda estão suspensas aulas e práticas em grupo. A atividade também é permitida em áreas de condomínios com as mesmas regras.

Escritórios também poderão funcionar por 6h, com capacidade de 40%, sem filas. Cursos do setor de educação não regulada, que já estavam liberados, também podem atender por 6h, com capacidade de 40%, com inclusão de auto-escolas.

Os segmentos deverão adotar todos os protocolos da vigilância sanitária e também os específicos que orientam cada setor.

Ainda de acordo com o prefeito, todos os estabelecimentos precisam ter a Declaração de Estabelecimento Responsável emitida. É necessário entrar no site da prefeitura para fazer um curso rápido e gratuito para obter o certificado.

Parques e clubes

Segundo o prefeito, os parques municipais vão começar a funcionar no fim de semana que vem, dias 15 e 16 de agosto, mas não serão abertos todos de uma vez. Jonas afirmou que vai detalhar na próxima semana como vai ocorrer esta abertura gradual. O acesso a pessoas com mais de 60 anos deverá ser proibido.

Os clubes podem reabrir, mas, assim como nos parques, continua proibida a realização esportes coletivos, área de lazer infantil, piscinas, ambientes fechados, e todos terão que adotar protocolos necessários de prevenção para a reabertura.

Fiscalização

O prefeito ressaltou que a Guarda Municipal vai endurecer a fiscalização contra os chamados ‘pancadões’ e estabelecimentos comerciais que geram aglomerações, e já poderão ter cassação de alvará. “Vamos pular etapas, já podendo cassar o alvará, e só poderá abrir depois desse período [de pandemia]”, afirmou. Também anunciou que na semana que vem deve anunciar nova regulamentação sobre alguns segmentos, como adegas.

Sobre o uso obrigatório da máscara, o prefeito disse que continua a “Multa Moral”, sem valor pecuniário, apenas educativo.

Cemitérios

No fim de semana do Dia dos Pais, os cemitérios ainda ficarão fechados, mas o prefeito disse que vai discutir com a Setec na semana que vem sobre como vão ficar os velórios e enterros.

Igrejas

Sobre o funcionamento das igrejas, o prefeito informou que estão permitidos os cultos e celebrações, com 40% da capacidade, e afirmou que no novo decreto municipal vai retirar a proibição do acesso às pessoas com mais de 60 anos, e que vai deixar apenas a recomendação neste sentido para que as pessoas se protejam.

Transporte coletivo

Segundo o prefeito, haverá reforço de ônibus nas linhas.

Administração pública

Prioriza o teletrabalho, mantendo o trabalho presencial e o atendimento público limitado a 40% do setor. Deve manter o teletrabalho aos servidores com mais de 60 anos e com comorbidades.

Veja novo balanço da pandemia do novo coronavírus em Campinas.

Foto: Fernanda Sunega/prefeitura de Campinas (divulgação)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74