Gastronomia

Restaurante Abbraccio Campinas comemora 5 anos, lança mais novidades e se adequa para a retomada

28 de julho de 2020

Com sua gastronomia e estilo inspirados no lifestyle italiano, o restaurante Abbraccio conquistou rapidamente os campineiros. A casa comemorou seus cinco anos de operação em Campinas na última terça-feira, dia 28 de julho, em meio a este momento de isolamento social em virtude do novo coronavírus, em que está atuando apenas com o serviço de delivery e drive thru. A marca, assim como todo o segmento, sentiu os efeitos da pandemia, mas já vinha trabalhando com o serviço de entrega e conseguiu não só se adaptar de forma ágil, mas passou a criar diversas ações promocionais e inovações no menu que têm feito sucesso entre os consumidores. E o restaurante campineiro agora se adequa para a reabertura ao público.

Mas a história começou na cidade logo após a chegada da marca ao país, o que ocorreu em março de 2015. O Abbraccio Campinas está instalado no primeiro piso do shopping Iguatemi e foi a terceira unidade brasileira e a primeira fora da cidade de São Paulo. Hoje possui 12 unidades localizadas, além de Campinas, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

De origem norte-americana e com o nome original Carrabba’s, a rede veio para o Brasil dentro do processo de expansão da holding Bloomin’ Brands e por aqui adotou o nome Abbraccio (‘abraço’, em italiano), seguindo pesquisas que indicavam que o nome original não trazia identificação com o público brasileiro.

Pouco tempo se passou e a aceitação da rede pelos consumidores foi rapidamente percebida. “Tivemos uma excelente receptividade dos clientes de Campinas e região desde a nossa chegada”, afirma Rúdigar Sampaio, sócio-proprietário do Abbraccio do Iguatemi Campinas.

Segundo ele, os clientes aprovaram não só a gastronomia, mas também o ambiente caloroso e receptivo, e o cuidado no atendimento. “Além disso, o nosso pão italiano caseiro servido com azeite e ervas e a água de cortesia. Os clientes de Campinas são exigentes e ávidos por novidades. É uma praça que consegue nos dar direcionamentos de como as tendências podem se comprovar ou não, costumam provar e opinar. Enfim, acho que desde o início souberam identificar e valorizar nossos diferenciais. De lá para cá, podemos dizer que conquistamos novos clientes e amigos a cada dia que passa”, afirma.

A head de marketing do Abbraccio, Andréa França, destaca que o Abbraccio traz uma experiência diferenciada de casual dining fundamentada na hospitalidade calorosa e em um cardápio variado, com um toque moderno e vibrante. “Campinas se mostrou um grande sucesso desde sua abertura, tendo grande representatividade entre as 12 unidades da rede. É também uma das unidades mais atuantes na realização de ações de responsabilidade social, tendo ajudado diversas entidades nesses cinco anos com inúmeros jantares beneficentes, sempre muito apoiados pelos clientes”, comenta.

Novidades, expansão e adaptação

O Abbraccio realiza periodicamente pesquisas com os consumidores para identificar possíveis oportunidades para o negócio. E, por meio desses estudos, adotou um novo posicionamento para ficar ainda mais próximo do público. O processo envolveu adaptações de cardápio, atendimento e a criação de um novo conceito de design para os restaurantes. Na unidade de Campinas, a reforma foi realizada no final de 2017, tornando o layout mais moderno e jovem (foto acima).

O modelo de negócio obteve tanto sucesso que a Bloomin’ Brands segue o seu processo de expansão e internacionalização. Porém, ao invés de levar para outros países o formato Carrabba’s – que é um sucesso nos Estados Unidos –, a companhia decidiu expandir o modelo Abbraccio, criado aqui. Com isso, no final do ano passado inaugurou no México a primeira unidade fora do país.

Essa agilidade de inovação e adaptação pode ser comprovada no atual momento de pandemia. Desde o final de março, quando todos os restaurantes da rede no país foram fechados, o atendimento via delivery foi ampliado. Entre março e junho, foram feitas mais de 8 mil entregas na rede.

Em Campinas, o serviço era recente. “Havíamos iniciado o serviço de delivery no final de setembro de 2019 e já estávamos em um ritmo de crescimento constante, as pessoas estavam se adaptando e se acostumando a pedir nossos pratos em casa. Com o isolamento social, o delivery passou a ser o principal canal de vendas e conseguimos rapidamente nos agilizar para dar conta da demanda da melhor maneira possível, inclusive passando a oferecer também a possibilidade de retirada no restaurante”, explica Sampaio.

Neste período, a marca criou novos pratos e lançou diversas campanhas, incluindo a “Mande um Abbraccio” – incentivando as pessoas a presentearem as outras com pratos da casa, como uma forma de aproximação neste momento difícil – e o lançamento do Abbraccio Box. Inspirada na Bentô Box, a novidade exclusiva para o almoço contempla uma refeição completa e prática, que inclui entrada, prato principal e sobremesa, pelo preço de R$ 49,90 e chega à casa do cliente em uma embalagem especial, sem a necessidade do uso de louça.

“A resposta tem sido excelente. Acreditamos que temos conseguido levar até a casa dos clientes a experiência que eles encontram aqui no nosso restaurante. Temos registrado grande procura não só por nossos carros-chefes, mas também pelas diversas novidades que trouxemos neste período”, comenta Rúdigar Sampaio.

“Durante a campanha ‘Mande um Abbraccio’ clientes mandaram abraços em forma de pratos para amigos e familiares. Foram mais de 30 mil pratos enviados, em uma embalagem especial, com os dizeres “Contém Abraços’, acompanhadas de um bilhete afetuoso. A campanha foi um sucesso”, conta a head de marketing.

O Abbraccio também passou a usar a plataforma do iFood para sugerir aos clientes a harmonização de vinhos nos pedidos do seu delivery. “Nesse momento de delivery em alta, decidimos buscar alternativas para continuar oferecendo a consultoria que habitualmente é dada em nossos restaurantes”, ressalta.

Andréa explica ainda que, como alguns restaurantes ainda estão fechados no Brasil e os que reabriram estão operando com capacidade reduzida, o delivery passou a ser a principal operação da empresa. “Por isso, a implantação desse serviço nas nossas unidades tem sido muito importante. Ao todo, 15 profissionais estão engajados nos treinamentos de implantação do serviço de delivery nas lojas. Nesse cenário, as vendas no delivery de Abbraccio já representam 30% da venda total que a marca tinha antes com restaurantes abertos. No início da crise era 8%”, explica.

Nesta semana de aniversário, a rede prepara mais lançamentos. A partir do dia 28 de julho, o Abbraccio passa a contar com duas novidades que levam o tradicional molho Carbonara em sua composição. São eles: o aperitivo Carbonara Bites (R$ 29 a porção com seis; R$ 37 a porção com dez), bolinho crocante por fora e macio por dentro feito de risoto arbóreo com pancetta e acompanhado de molho carbonara especial, e o Casarecce Carbonara di Mare (R$ 67,90), feito com massa artesanal e que leva o tradicional molho carbonara com um toque do exclusivo de molho burro al limone, pancetta e camarões perfeitamente grelhados no tempo certo (foto).

Esses e os demais pratos do variado cardápio do Abbraccio estão disponíveis via iFood, tanto para o delivery quanto para a retirada no restaurante do Iguatemi Campinas, com acesso pelo estacionamento do shopping.

Reabertura

Agora, o restaurante de Campinas se prepara para a reabertura. O segmento ainda aguarda a reclassificação da cidade para a fase amarela do Plano São Paulo, quando os bares e restaurantes poderão voltar a abrir ao público. Atualmente, o município está na fase laranja e só a partir de duas semanas há a possibilidade de entrar na próxima fase. Algumas unidades da marca nas capitais já foram reabertas.

“Entendemos que muitas coisas vão mudar e para isso é preciso planejamento e adaptação de novos hábitos, que já vem ocorrendo em nossa forma de trabalho, desde entregas via delivery até atendimento em unidades que já foram reabertas, como é o caso do Rio e São Paulo. Todas estão seguindo as recomendações de segurança e higiene e cumprindo os decretos municipais e estaduais. O mesmo acontecerá na unidade de Campinas”, reforça Sampaio.

Entre as diversas medidas que serão adotadas, o restaurante destaca:

• Retirada do cardápio impresso e a disponibilização de um cardápio digital que pode ser acessado individualmente por cada cliente via QR Code usando o celular;
• Reforço dos cuidados especiais com embalagem individual e descartável dos talheres (os talheres continuam sendo os tradicionais dos restaurantes que já passam por um processo de lavagem em alta temperatura e higienização posterior com álcool 70) e guardanapos de pano substituídos por guardanapos de papel;
• Haverá marcações no piso para determinar o espaçamento mínimo entre clientes de pelo menos 2m;
• Disponibilização de álcool em gel em todo os setores do salão e ambientes internos, inclusive na entrada dos restaurantes, já que a hostess ao recepcionar o cliente oferecerá o álcool em gel disponível nessa área;
• Os restaurantes também disponibilizarão aos funcionários as máscaras e protetores faciais que são de uso obrigatório e vão sugerir aos clientes que usem o banheiro de forma individual (por meio de um aviso fixado na porta do WC);
• A segurança no contato com o cliente, respeitando o distanciamento entre o atendente e a mesa será reforçada com todo o time;
• As lojas também vão operar com capacidade reduzida e as mesas inutilizadas serão sinalizadas para melhor organização;
• As equipes dos restaurantes também serão orientadas a manter o distanciamento entre si e o horário de intervalo dos funcionários será alternado para reduzir número de pessoas no mesmo ambiente;
• Serão reforçadas as especificações das notas técnicas da Anvisa para equipes de cozinha, além de constantes reforços nos processos como a higienização das mãos, utensílios e das máquinas de cartão;
• Todos os restaurantes utilizarão uma barreira acrílica na recepção para evitar contato direto e manter o distanciamento;
• A rede destaca que já é muito diligente com a higienização do ambiente promovendo constantemente sanitização do ar condicionado dos restaurantes, e vai reforçar esse procedimento.

E quais as expectativas para este novo momento? “Na nossa opinião, o movimento de retomada da frequência será gradual. Isso porque nesse ‘novo normal’, enxergamos três tipos de comportamento do consumidor: os que voltarão a frequentar os restaurantes, normalmente; os que vão preferir equilibrar entre o ‘sair’ e o ‘ficar em casa’; e os que irão preferir, pelo menos no começo, ficar em casa e continuar a consumir pelo delivery, evitando saídas, mas sem dispensar as celebrações com pessoas com quem já convivem. Nós vamos trabalhar para atender a todos perfis de comportamentos, estamos preparados para isso”, afirma o sócio-proprietário do restaurante em Campinas.

“Acreditamos que, quando tudo passar, os clientes vão valorizar ainda mais o momento de consumo. A experiência, onde quer que o cliente esteja, continuará a ser priorizada, seja para quem estiver no restaurante ou para quem prefira o serviço de delivery. Continuamos trabalhando para trazer novidades e atender às expectativas dos nossos clientes. O que fica cada vez mais claro é que esse vírus mudou as nossas vidas em diversos âmbitos. Compreender esse mundo diferente é o melhor caminho para nos adaptarmos rapidamente a esse novo formato”, finaliza a head de marketing.

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