#FiqueemCasa

Jonas avalia reabertura do comércio em Campinas: “Não é hora de passear”

9 de junho de 2020

A avaliação do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, sobre o primeiro dia de retomada parcial das atividades, na segunda-feira, dia 8 de junho, não foi boa em relação a aglomeração de pessoas no Centro da cidade, em especial na Rua 13 de maio. “Percebemos que o volume de pessoas que estavam ali não foi revertido em vendas”, disse. “Precisamos da parte colaborativa da população. Não é hora de passear”, reiterou Jonas.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira, 9 de junho, o prefeito agradeceu o empenho dos lojistas do comércio de rua e dos shoppings por seguir as orientações sanitárias no primeiro dia de atendimento ao público quando também aconteceu uma operação de fiscalização no centro e nos shoppings. “As regras de higiene e distanciamento social foram cumpridas. Também distribuímos álcool em gel e máscaras, de forma educativa. Pelo que observamos, mais de 90% das pessoas estavam usando máscaras. E chegamos a mais de 8 mil certificados de Estabelecimento Responsável emitidos, o que oferece mais segurança aos funcionários e consumidores”, disse o prefeito.

Embora no interior das lojas as regras estivessem sendo cumpridas, houve excesso de pessoas no lado externo, na região central da cidade. “Os lojistas se preocuparam com a área interna das lojas e fizeram a parte deles. Por conta disso, conversamos com a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) para ajudar nesse desafio de organizar a área externa, em frente às lojas, num esforço conjunto, para evitar aglomeração”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli. Foram organizadas filas do lado de fora com cordas para separar o público da fila e os transeuntes.

Fiscalização

Nesse primeiro dia de fiscalização, não houve nenhum tipo de punição pelas equipes de fiscalização. O objetivo foi conscientizar a população e os proprietários dos estabelecimentos para cumprimento das recomendações de higiene e distanciamento social, como usar máscaras, disponibilizar álcool em gel, entre outras, para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Participaram 100 funcionários, divididos em oito equipes, da Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Vigilância Sanitária, Procon (Proteção e Defesa do Consumidor), e Sanasa. “Vamos continuar na força-tarefa com as equipes, os lojistas estão colaborando, mas precisamos que todos colaborem, que tenham consciência”, disse Alexandra Caprioli.

As equipes percorreram 335 estabelecimentos na região central da cidade, distribuíram 1200 máscaras de tecido para a população e 5 mil frascos de 50 ml de álcool em gel. Também visitaram quatro shoppings – Iguatemi, Parque das Bandeiras, Parque d. Pedro e Campinas Shopping, nos quais fizeram 602 vistorias em estabelecimentos.

ACIC

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) informou ter oferecido todas as recomendações e orientações aos lojistas para que a reabertura do comércio na cidade pudesse acontecer de acordo com as normas sanitárias pré-estabelecidas pelas autoridades brasileiras e pela Organização Mundial de Saúde. “As questões de segurança sanitária, tanto para os funcionários quanto para os clientes foram rigorosamente respeitadas pelos estabelecimentos comerciais, conforme comprovam as imagens fornecidas pelos comerciantes e pela própria fiscalização realizada pela municipalidade”, informou a entidade.

“Neste momento tão delicado, é muito importante que cada um cumpra bem o seu papel para que possamos atender aos anseios dos lojistas, às necessidades da população e, principalmente, assegurar as máximas condições de segurança para evitar a propagação da Covid-19”, diz Adriana Flosi, presidente da ACIC e do Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Uma pesquisa realizada nesta terça-feira (9) pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), entre os seus associados do setor de varejo, mostrou que em torno de 60 a 70% dos consumidores que estiveram nas lojas na segunda-feira, 8, primeiro dia de abertura do comércio, após a medida de quarentena, buscavam quitar suas dívidas. A pesquisa, por amostragem e não quantitativa, apontou que muitos consumidores não souberam realizar os pagamentos de boletos e cartões próprios das lojas por meios eletrônicos, apesar de existir essa possibilidade. Para um resultado mais assertivo será necessário aguardar o fechamento das vendas do mês, realizado pelos bureaus de crédito, como a Boa Vista SCPC.

Transporte Público de Campinas

Os transporte público de Campinas também apresentou acúmulo de pessoas nesta segunda-feira, 8, com a reabertura dos comércios. O secretário de transportes, Carlos José Barreiro, disse que a Emdec está aumentando a frota dos ônibus de maior demanda da população. “Estamos monitorando o fluxo e readaptando conforme a necessidade”, afirmou.

Segundo Barreiro, seis eixos serão readaptados. São eles: Eixo Ouro Ouro Verde pela linha 131 terá antecipação do horário de pico, Eixo Campo Grande pela linha 212 também terá antecipação do horário de pico, assim como o Eixo do Carlos Bassoli pela linha 215. O Eixo Santos Dumont das linhas 114, 117 e 118 terão mais quatro ônibus, o Eixo Sousas e Joaquim Egídio pela linha 396 terá uma ônibus a mais, assim como o Eixo do Amarais pela linha 316.

EMTU

O prefeito Jonas Donizette afirmou que parte da aglomeração do Centro de Campinas é de pessoas de fora da cidade. “40% do público da região central é de Sumaré, Monte Mor e Hortolândia”, afirmou.

Diante dessa informação, Jonas afirmou que vai enviar um ofício a todos os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas solicitando atenção especial aos passageiros oriundos das cidades da região para Campinas. “Não é impedimento, mas sim tentar ter o controle do fluxo e saber se dos usuários do ônibus da EMTU se é necessário vir para Campinas”, disse.

O prefeito disse ainda que conversar com a EMTU para que coloquem mais linhas à noite para funcionários de shoppings voltarem às cidades onde residem.

Fotos: Gilson Machado – Prefeitura de Campinas/divulgação / Foto Acic – divulgação

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74