Eventos

E-sports ganham força durante a pandemia. Saiba como começar

19 de maio de 2020

Mesmo antes de a pandemia do coronavírus assolar o mundo, os e-sports já estavam em franco crescimento e consolidação no cenário esportivo mundial. Agora, sem outro esporte para competir na audiência, isso está ainda mais claro. Além disso, a interseção entre os esportes virtuais e reais está atraindo pessoas do mundo inteiro.

Muitas modalidades estão promovendo campeonatos misturando gamers e esportistas reais. A Fórmula 1, por exemplo, está realizando uma série de Grand Prix virtuais envolvendo pilotos, celebridades e jogadores profissionais. Algumas ligas de futebol estão convidando atletas para campeonatos virtuais, mesma tendência observada no basquete da NBA, suprindo as vontades daqueles que não conseguem ficar sem assistir esportes. As modalidades mais famosas de e-sports, como LoL, CS:Go e Fortnite também seguem a todo vapor, com eventos especiais durante a quarentena que vem batendo recordes de audiência e popularidade, em ações inovadoras, como o show do rapper Travis Scott dentro do jogo Fortnite e o do DJ Alok no game Free Fire.

Como começar no mundo dos e-sports

O mercado dos torneios de games movimenta enormes quantidades de dinheiro, o que vem atraído o interesse de muita gente. É difícil se tornar um daqueles jogadores de nível mundial que ganha milhões, mas é possível aproveitar o tempo livre no isolamento social para se tornar um bom jogador e tentar ganhar algum dinheiro.

Os e-sports são democráticos, não exigem tanto investimento em equipamentos. Obviamente, quanto mais você estiver disposto a gastar, melhor será a qualidade do seu jogo – mas uma cadeira gamer, mesmo mais barata, já fornece conforto nas horas gastas em frente ao computador, teclados ergonômicos podem prevenir lesões e hardwares melhores geram mais facilidade. Mas, alguns desses jogos possibilitam que qualquer um atinja um bom nível apenas com o básico, principalmente os desenvolvidos para dispositivos móveis.

Uma boa chance para quem está querendo começar agora nesse mundo é aproveitar os lançamentos. Os jogos antigos já têm os seus jogadores de elite, sendo muito difícil alcançá-los. Então, os jogos novos abrem mais oportunidades. Um deles é o Valorant, jogo de tiro que é uma espécie de CS:Go com habilidades especiais, recém-lançado no Brasil, mas que em poucos dias já bateu recordes de audiência, com mais de 34 milhões de horas assistidas, mostrando que é potencialmente muito lucrativo. Outro é o Legends of Runeterra, jogo de cartas fácil de aprender e muito competitivo.
Assistir campeonatos oficiais e consumir os conteúdos disponibilizados na internet sobre o jogo ajuda muito. Assim, você pode observar o que os melhores jogadores estão fazendo e se acostumar com o nível das competições maiores.

No mais, o treinamento é tudo. Aproveite esse momento para aprimorar suas habilidades e começar a competir nos modos oferecidos pelos jogos. Depois, tente partir para as competições locais – várias já foram realizadas em Campinas. Mesmo se não conseguir virar um profissional e lucrar com isso, pelo menos terá diversão e relaxamento garantidos durante esse momento tão difícil.

Foto: Pexels/banco de imagens

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74