#FiqueemCasa

Associação de Bares e Restaurantes aprova plano de retomada das atividades em Campinas

27 de abril de 2020

Com a divulgação do plano de flexibilização do isolamento social pela Prefeitura de Campinas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) avaliou como positivo e criterioso o documento apresentado nesta segunda-feira, 27 de abril, pelo prefeito Jonas Donizette, e que vai ser entregue ao governador João Doria.

A entidade espera que os dados municipais sobre a pandemia, abaixo dos índices nacional e estadual, sejam levados em conta pelo governador e que a reabertura gradual realmente tenha início na próxima semana, a partir de 4 de maio. A quarentena já havia sido prorrogada tanto no âmbito estadual quanto municipal para até dia 10 de maio.

Na semana passada, a Abrasel RMC entregou ao prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizette, além dos prefeitos das cidades da RMC, um“Protocolo para reabertura gradual de bares e restaurantes”, onde sugere quais as medidas que os bares e restaurantes devem adotar. As medidas vêm ao encontro do plano apresentado nesta segunda-feira (27) pela Prefeitura Municipal.

O protocolo, com 23 páginas, contém medidas e boas práticas de saúde que bares e restaurantes devem adotar para reabertura gradual dos estabelecimentos, com total segurança para os clientes. São medidas alinhadas com as melhores práticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades em saúde nacionais e internacionais, com sugestões a serem implementadas pelos municípios para que o setor de alimentação fora do lar possa reabrir de forma gradual e segura.

A Abrasel RMC ressalta que o fechamento do comércio já trouxe grandes impactos econômicos, financeiros e de trabalho na cidade. Desde o inicio da quarentena já foram perdidos cerca de 15 mil funcionários na região, dos quais 7,6 mil em Campinas. Cerca de 20% dos estabelecimentos fechados.

Além do trabalho que fará junto aos associados para o cumprimento rigoroso das ações, a entidade lembra que a participação da população será importante e decisiva para os resultados. “A população também precisará nos ajudar a manter o controle, respeitando as regras, evitando aglomerações nos estabelecimentos”, alerta o presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason

Para evitar aglomerações, o executivo sugere que os empresários trabalhem com horários alternativos, faça o espaçamento entre as mesas, ficando apenas as que estiverem dentro da capacidade e não permitam a aglomeração de pessoas do lado de fora da casa.

Andrea Von Zuben, diretora da Vigilância Sanitária de Campinas, disse que vai emitir certificados aos estabelecimentos que cumprirem com rigor as recomendações do Plano de Flexibilização do Isolamento Social. Segundo ela, esse certificado é para dar segurança aos clientes que forem ao local.

A Abrasel RMC também está fazendo uma carta compromisso, onde cada dono de bar e restaurante assuma as responsabilidades de cumprimento das regras junto aos órgãos da saúde, vigilância e fiscalização. Quem não adotar as medidas poderá impactar negativamente no controle da propagação do coronavírus e prejudicar o processo de reabertura do comércio.

Além disso, a entidade vai distribuir comunicados para os estabelecimentos firmarem o acordo de reabertura segura e gradual. “Ao longo da semana iremos preparar uma série de materiais e campanhas de informações e conscientização para enviarmos aos empresários do setor, além de campanhas explicativas para os clientes, pedindo a colaboração e ajuda de todos”, conclui o presidente da Abrasel RMC.

Fonte: assessoria de imprensa

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74