#FiqueemCasa

Dicas de alimentação para aumentar imunidade em tempos de coronavírus e acelerar o metabolismo

3 de abril de 2020

Em tempos de coronavírus, uma das precauções para se manter imune é se preocupar com aquilo que você ingere. Uma boa alimentação, além de evitar o ganho de peso, pode aumentar a imunidade e acelerar o metabolismo.

Com boa parte da população em quarentena em casa, muita gente acaba descontando a preocupação, a ansiedade e até mesmo o ócio na comida. Uma dieta rica em gorduras, açúcares, industrializados, ultra processados e conservantes, com toda certeza não é o caminho ideal para fortalecer o sistema imunológico, apontam os especialistas.

A nutricionista e especialista em obesidade e emagrecimento Célia Beleli explica que para evitar cair nessa armadilha, a palavra chave é planejamento.  “É importante lembrar que isolamento social não é sinônimo de férias. O ideal é a pessoa acordar no mesmo horário, fazer um café da manhã saudável e já praticar uma atividade física. Há vários treinos virtuais gratuitos disponíveis, então, dá para praticar em casa”, orienta a nutricionista.

Fazer um planejamento do cardápio da semana é uma das dicas para seguir uma alimentação saudável. Outra dica é não comprar guloseimas para que em momentos de tédio e ansiedade, não se tenha refrigerante na geladeira, sorvete no freezer e estoque de chocolate. O ideal, segundo Célia, é substituir as guloseimas por frutas, como a banana com canela, que é uma combinação saborosa e que aumenta a produção de serotonina, um hormônio que melhora o humor. Outra dica é fazer um mingau de aveia com banana, que tem efeito tranquilizante.

Célia Belei menciona um outro problema que pode ser estimulado pela quarentena, o ‘binge watching’, que é um comportamento compulsivo, em que a pessoa passa muitas horas seguidas assistindo a séries ou filmes. “Esse problema pode levar à piora da qualidade do sono, tédio e ansiedade. E isso tudo leva também ao aumento do peso, pois a pessoa fica horas envolvidas nessa atividade, o que impacta diretamente na sua fome e no seu peso. Como os episódios são sequenciais, a pessoa não dá uma parada para se alimentar adequadamente e nem para tomar água.

Aletheia Félix, nutricionista da Academia Aquarius e professora de Hatha Yoga, sugere uma alimentação natural e colorida, pois o mix de vitaminas e minerais aumenta imunidade. Uma dica bem simples é acrescentar a cúrcuma na alimentação, seja no preparo de carnes, no suco, legumes ou até mesmo no arroz. A cúrcuma é uma planta bastante conhecida mundialmente em virtude de suas propriedades medicinais (antifúngico, anti-inflamatório) no uso culinário. É também conhecida como de açafrão-da-terra.

A nutricionista Camila Buitoni afirma também que a alimentação pode influenciar na imunidade e metabolismo da pessoa. Quanto mais alta sua taxa ou porcentagem de gordura corporal – gorduras que ficarão nas suas células de defesa –, mais estreita se torna a passagem para as vitaminas, minerais e água. Pensando nisso, a nutricionista separou algumas dicas que podem ajudar a manter a imunidade do organismo equilibrada.

Dicas:

  1. Rotina e disciplina: O primeiro passo é entender que você precisa se organizar e reprogramar seu cardápio, optando por alimentos in natura e que sejam preparados e temperados por você. Isso vale de frutas e sucos até as principais refeições. Evite consumir refeições prontas.
  2. Água não é um complemento: Você precisa se manter hidratado. E, se agora, sua alimentação será mais rica em fibras, para que elas desempenhem suas funções, necessitam de muita água. O baixo consumo aliado ao aumento na quantidade de fibras ingeridas pode ocasionar uma paralisação destas fibras no seu intestino, causando efeito rebote no organismo.
  3. Dê preferência aos tubérculos: Além dos cereais, consuma alimentos vindos da terra, como mandioca, batata-doce, inhame, mandioquinha e cará, que são de baixo índice glicêmico e permitem que seu metabolismo trabalhe um pouco mais, para que sejam absorvidos, o que melhora o funcionamento do intestino, aumenta a saciedade e auxilia a absorção e excreção de gorduras.
  4.  Frutas: A dica é focar naquelas que contém maior concentração de vitamina C. Você pode escolher, por exemplo, maçã, acerolas, amoras, kiwi, uvas, ameixas e cerejas. Perceba que as listadas são também, em sua maioria, frutas vermelhas, que têm o poder antioxidante bem maiores que as outras. Frutas como mamão, melão, laranja, tangerina, caqui e abacaxi, que são do grupo das de cores laranja e amarela – provenientes dos fitoquímicos presentes nelas –, são muito ricas em betacaroteno, antioxidante que fortalece o sistema imunológico.
  5. Proteína: A escolha das proteínas que você vai consumir também é de extrema importância. Há aquelas de origem vegetal, que são vindas do grupo dos feijões como soja, grão de bico, ervilhas e ainda as de origem animal, como carnes, peixes, frango e ovos. O que importante é se atentar as preparações, evitar que sejam fritas, imersas em muito óleo. Ao invés disso, escolha preparações que sejam cozidas, grelhadas ou assadas.
  6. Gorduras do bem: O grupo das gorduras insaturadas, ou como são mais conhecidas, as ‘gorduras boas’ são facilmente encontradas em alimentos de origem vegetal como azeite de oliva, castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia e abacate. Estes alimentos também estimulam a produção de serotonina, mais conhecida como hormônio do bem-estar, auxiliando para que você tenha menos crises de ansiedade.

Para a nutricionista Camila Buitoni, seguir todas estas recomendações contribui com o processo de bem-estar, reforça o sistema metabólico e imunológico, e ainda, de quebra, manda embora aquelas gordurinhas indesejáveis. A nutricionista  separou uma receita de um chá que pode ser tomado ao longo do dia, composto por ingredientes que têm alto poder contra infecções, criando assim uma barreira protetora em nosso organismo. Confira:

Ingredientes:

1 litro de chá – de qualquer sabor que você tiver ou quiser
2 rodelas de limão
1 pedaço pequeno de gengibre
4 cravos (ou um pedaço pequeno de canela em pau)
1 ponta da colherzinha de café de cúrcuma ou açafrão

Depois do chá pronto, já coado em uma garrafa ou jarra, acrescente as duas rodelas de limão – com a casca mesmo – acrescente o pedaço pequeno de gengibre, mais os quatro cravos ou o pedaço de canela em pau e uma ponta da colherzinha de café de cúrcuma ou açafrão. Misture levemente e pronto. Estes ingredientes ficarão dentro do chá, que pode ser tomado durante todo o dia, gelado ou em temperatura ambiente.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74