DICAS PARA UM BOM CAFÉ
A bebida café é, sem dúvida, uma das bebidas mais populares do mundo e há quem afirme que não há nada melhor do que o aroma de um cafezinho passado na hora. O sabor é delicioso e suas propriedades fazem dele uma presença marcante no cardápio diário.
A qualquer hora ou momento acionamos a companhia desta bebida, para conforto, para revigorar, chamar um amigo, acompanhar um doce ou salgado, ou até mesmo para se embeber em pensamentos e colocar as ideias em ordem a qualquer hora do dia.
.Pensando nisso resolvi colocar aqui à sua disposição algumas dicas para quem quer saber um pouco mais do nosso já conhecido café. Escrevo com base em perguntas feitas a mim assim que descobrem ou que sou apresentada como barista.
DICA 1 – CAFÉ MOÍDO NA HORA
Muitas são as opções de marcas de café que as redes de supermercados colocam a nossa disposição, mas se possível, dê preferência ao café moído na hora, pois o sabor e o aroma são mais intensos. Com o aumento de consumo e informação sobre a bebida o mercado e suas marcas de café já se atentaram para o comportamento do consumidor e assim disponibilizam serviço de moagem na hora.
Se você preferir pode comprar em grão e moer em casa, claro que a maioria das pessoas não possuem moedores caseiros, mas esse utensílio tem um preço acessível e pode ser encontrado com facilidade.
DICA 2 – UM BOM PÓ DE CAFÉ
Se você não tiver como usar o café moído na hora, escolha um bom pó, se atentando aos seguintes detalhes:
Marca: opte por uma marca que conte com o selo de pureza e qualidade da ABIC, isso garante a procedência do café e assegura que o produto não tem outros resíduos sólidos. Esse certificado pode ser conferido na embalagem.
Tipo: existem vários tipos de café no mercado, incluindo o tradicional, suave, forte, da fazenda, orgânico, gourmet etc. Escolha o que mais agradar o seu paladar! O café gourmet, por exemplo, é ideal para os amantes da bebida, que gostam de viver novas experiências gastronômicas, pode ser ainda o especial de coleta seletiva.
Embalagem: observe também a embalagem do café. Os produtos embalados a vácuo conservam melhor o aroma e sabor da bebida.
Armazenamento: após aberto, é importante guardar o café em um recipiente de metal ou vidro, fechado.
DICA 3 – O COADOR ADEQUADO
Várias são as opções hoje para você coar o seu pó, há quem diga que o bebida fica mais gostosa quando preparado em coador de pano, pois o tecido de algodão não contém pigmentos, não altera o sabor e nem solta fiapos. Outros preferem o papel por achar uma forma mais higiênica, falaremos das possibilidades de como fazer a bebida em uma próxima postagem.
DICA 4 – ÁGUA
Se tem uma coisa que pode afetar o sabor e aroma da sua bebida é a água. É indispensável que a água seja filtrada ou mineral, pois a água da torneira, ainda que seja submetida a temperaturas elevadas, pode conter resíduos que comprometem a qualidade da bebida. Outro ponto importante é não permitir que a água ferva. O ponto correto é quando estiver se movimentando e pequenas bolhas se formarem.
DICA 5 – NÃO COLOQUE AÇÚCAR NA ÁGUA
Agora entramos em uma dica que pode ser dolorida para alguns, pois tomar café sem açúcar pode ser bem desagradável, certo? Pois é, isso não é verdade, se você abandonar o açúcar perceberá com o tempo que sentir somente o saber dele puro é mais agradável. É só persistir e dar uma chance ao seu paladar. O ideal é não adoçar o café em nenhuma circunstância, pois o adoçante e ou açúcar mascaram demais o sabor da bebida.Obviamente isso não é uma regra imposta, e se ainda assim você preferir um café docinho, só adoce depois que ele estiver pronto.
DICA 6 – NÃO EXAGERE NA PROPORÇÃO
Para fazer o tradicional café caseiro você deve usar de 5 a 6 colheres (sopa) para cada litro de água. Depois de pronto, o café deve ser consumido em no máximo uma hora.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74