A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) divulgou um posicionamento sobre o decreto de quarentena no estado de São Paulo anunciado pelo governador João Doria na manhã deste sábado, dia 21 de sábado, que passa a valer a partir de terça-feira, dia 24.
A entidade afirma que o segmento tem adotado todas as medidas de prevenção ao coronavírus, alerta sobre a situação econômica preocupante que pode atingir milhares de trabalhadores e orienta sobre doações de alimentos.
Segue a íntegra do posicionamento da entidade:
“A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) entende que neste momento delicado que o Brasil vive, é preciso ter atuações mais coordenadas e menos erráticas, por parte dos governos Federal, Estadual e Municipal. Além de se preocupar com a saúde pública e evitar o avanço do coronavírus, também é preciso se preocupar com o caos social que pode se instalar no País com a demissão em massa, se os bares e restaurantes não tiverem a ajuda dos governos para pagar o salário de seus funcionários.
A Abrasel RMC promove todas as medidas necessárias para o combate à doença, mas entende ser preciso ter responsabilidade de tratar a questão como um todo. Isso é, também pensar na parte econômica das empresas e dos trabalhadores, que ficarão em casa sem salário, sem emprego e até sem o que colocar na mesa da família.
Diante da decretação da Quarentena, a Abrasel RMC está orientando todos os seus associados e não associados – cerca de 12 mil estabelecimentos na região – que ajudem seus funcionários – cerca de 60 mil -, familiares e entidades carentes, doando os alimentos perecíveis ou não, que serão perdidos com o fechamento dos estabelecimentos. Esta é uma medida que, na visão da Abrasel RMC, trará um pouco de conforto a todos neste momento tão deliciado para todos.
Vale destacar, ainda, que ao longo desta semana a entidade buscou formas de ajudar o setor e os trabalhadores, visando a manutenção dos empregos, através de acordo com o sindicato da categoria. Nossos representantes também estiveram com o Prefeito de Campinas, com o objetivo de buscar alívio financeiro, através de suspensão temporária na cobrança de impostos e taxas.
Esperamos que os governos do Estado e Federal também se sensibilizem nos próximos dias com a grave situação, com anúncios de medidas econômicas para garantir o pagamento do salário dos funcionários, uma vez que os bares e restaurantes, sem vendas, já não têm recursos para arcar com estes custos.
Por último, com o fechamento das casas que não vão funcionar com delivery, a Abrasel RMC está recomendando a todo seus associados, e também não associados, para que doem os alimentos, que possam vir a ter prazo de validade, aos funcionários, para que eles possam alimentar suas famílias neste período. A recomendação também vale para entidades assistenciais carentes.”
Fonte: assessoria de imprensa
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74