O Sesc Campinas embarca na folia do Carnaval tradicional, com bailes de salão, marchinhas carnavalescas e sambas. A programação faz uma homenagem ao maestro Carlos Gomes, nascido na cidade de Campinas e considerado o mais importante compositor de ópera brasileiro.
Através de apresentações artísticas que misturam trechos de suas composições aos ritmos dançantes do samba, frevo e marchinhas, o especial faz um recorte da trajetória do músico, resgatando a história dele.
E para acompanhar todos os dias desta festa cultural, a unidade vai abrir em horários especiais, incluindo a segunda-feira, dia em que habitualmente o espaço fica fechado.
O horário especial de Carnaval vai de sábado a terça, das 9h30 às 18 horas. Na quarta-feira (22) a unidade não abre. Quinta-feira retorno normal das 7 às 21h30. Todas as atividades são gratuitas e abertas para todos os públicos.
Confira a programação:
18/02 – Ilcéi Miriam e banda – “Não me Leve a Mal, Hoje é Carnaval”
O amor pela música popular brasileira e a vontade de tocar cavaquinho levaram a professora de História, Ilcéi Miriam, a se aprofundar nas habilidades de tocar o instrumento e pesquisar sobre a MPB.
Com diversos repertórios tematizados que falam sobre Adoniran Barbosa, Noel Rosa, história do Brasil, entre outros, Ilcéi, sempre acompanhada do Grupo Bambas do Samba ou Bambas da MPB, destaca as diversas vertentes da Música Popular Brasileira. No show “Não me Leve a Mal, Hoje é Carnaval”, a cantora apresenta um resgate cultural e musical dos carnavais através das marchinhas, sambas e samba-enredo, convidando todos para uma viagem através do tempo para ouvir, cantar e dançar.
Local: Tablado do Galpão
Horário: 16 horas
18 e 20/02 – Bateria Alcalina
A Bateria Alcalina é um coletivo percussivo que pesquisa e desenvolve trabalhos na linha do samba e de outros ritmos tradicionais. Criada em 2003 no Instituto de Artes da Unicamp por estudantes e pessoas da comunidade, logo se destacou por sua proposta e característica singular. Atualmente ela é aberta a qualquer pessoa interessada em aprender a tocar percussão e buscar um desenvolvimento através da música. Além do samba, a Bateria Alcalina interpreta diversos ritmos afro-brasileiros adaptados para a formação de bateria de escola de samba.
Os integrantes cantam e dançam os diferentes estilos interpretados, transmitindo não só a cultura do samba, mas também desenvolvendo de maneira ampla a musicalidade afro-brasileira. O grupo também dialoga com outras manifestações artísticas e culturais como dança, artes plásticas, circo, e capoeira. Além de bonecões gigantes, bailarinas e pirofagia. A apresentação ocorrerá em forma de cortejo.
Local: Área de Convivência
Horário: 15 horas
19/02 – Banda Último Tipo – Cordão Animambembe
No repertório do grupo Último Tipo, criado no ano de 1988, música e teatro são inseparáveis no que se refere a palco e espetáculo. Tendo o vocal como base, a proposta é inovar através da pesquisa sonora e cênica, introduzindo, gradualmente, elementos diferentes aos pré-determinados.
Com referências musicais como Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Hermeto Pascoal, entre outros, o grupo tem no espírito o teatro mambembe e o clown.
No show “Cordão Animambembe” a banda apresenta um repertório saudoso, composto por marchinhas, frevos e outros ritmos dançantes tradicionais de nossas festas populares. Dentro das canções que não podem faltar, estão as tradicionais “Mamãe eu Quero”, “Cabeleira do Zezé”, “Me dá um dinheiro ai”, entre outras.
Local: Área de Convivência
Horário: 16 horas
19 e 21/02 – Quinteto Carnavalesco
O cortejo, dirigido por Paulo Serau, traz em sua formação: surdo, caixa, trompete, trombone e piccolo e apresenta uma série de sucessos do carnaval, com marchinhas consagradas e temas populares que marcam o repertório dessa festividade brasileira e, de forma inusitada, também homenageia Carlos Gomes, interpretando trechos de suas obras consagradas em frevo e marcha. Uma itinerância divertida para todas as gerações esquentarem os passos para as apresentações do Sesc.
Local: Área de Convivência
Horário: 15 horas
20/02 – Sapobanjo
Desde o fim dos anos 90 na estrada e sempre misturando o ska com outras formas musicais, principalmente com o rock alternativo, o Sapobanjo apresenta um estilo despojado e sarcástico, porém politizado.
Durante a trajetória, o Sapobanjo lançou um disco dois EPs e participou de diversas coletâneas. Dentro do circuito alternativo já dividiu o palco com variadas bandas, como Millencolin (Suécia), Bambix (Holanda), entre outras. Porém, um dos mais tradicionais trabalhos da banda, realizado todos os anos na semana anterior ao Carnaval, é o “Skarnaval”, uma releitura do Carnaval aproximado do ska, que na apresentação que será realizada em Campinas terá um repertório especialmente desenhado em homenagem a Carlos Gomes.
Local: Tablado do Galpão
Horário: 16 horas
21/02 – Carnaval do Tonico: Gilberto De Syllos & Banda
O show faz homenagem ao maestro campineiro Antônio Carlos Gomes, com um repertório que reúne as melhores músicas carnavalescas de todos os tempos. A apresentação terá como tema musical a abertura da ópera “O Guarani”, além da versão em ritmo marcha-rancho da modinha “Quem Sabe” também de autoria do maestro homenageado. No repertório também há marchinhas, samba enredo e frevo, tudo executado por Gilberto de Syllos & Banda.
Formado pela Unicamp, o contrabaixista De Sylos possui mais de quinze carnavais em seu currículo, além é claro de ser um assíduo frequentador dos bailes de salão de Campinas, entre as décadas 70 e 80.
A banda é formada por Daniela Alcarpe (voz), Pedro Ramos (cavaquinho e voz), Flávio Corilow (sax soprano), Vinícius Corilow (sax tenor) e Renan Alonso (piano).
Local: Tablado do Galpão
Horário: 16 horas
19/02 – Intervenção Literária – Especial de Carnaval: Carlos Gomes
Antes da apresentação principal, a Cia Luarnoar realiza uma intervenção literária nos espaços da unidade com trechos poéticos de Carlos Gomes em “O Guarani”, como declarações de amor de Peri e Ceci, o monólogo de Peri que fala de seus desafios para escolher o melhor caminho. Além disso, trechos de outras canções de Carlos Gomes serão apresentados pelo grupo.
Local: em diversos espaços da Unidade
Horário: 14 horas
Atividades para o público infantil
20 e 21/02 – Especial Pequeninos – de 0 a 6 anos
Durante o Carnaval, os pequeninos também poderão participar de diversas brincadeiras especialmente programadas para eles. Para participar das atividades é necessário que a criança seja acompanhada por seus responsáveis.
Local: Saguão Galpão Multiuso
Horários: 10h30 às 11h30 e 13 às 15 horas
18 e 20/02 – Brinquedos Musicais – de 7 a 12 anos
Nessa oficina, o participante aprenderá a confeccionar divertidos brinquedos musicais, como é o caso do rói-rói, um objeto lúdico, sonoro, muito conhecido no universo popular. A atividade tem mediação dos educadores do Programa Sesc Curumim.
Local: Saguão do Galpão Multiuso
Horário: das 13 às 15 horas
19 e 21/02 – Minhas Máscaras – de 7 a 12 anos
Para cair na folia a caráter, as crianças serão convidadas a confeccionar máscaras para incrementar as brincadeiras. A atividade acontece com mediação dos educadores do Programa Sesc Curumim.
Local: Saguão Galpão Multiuso
Horário: das 13 às 15 horas
Serviço:
Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim. (19) 3737-1500