Cultura

Tomá Na Banda arrasta foliões pelas ruas de Campinas

6 de fevereiro de 2012
Atualizado em 13 de fevereiro

Com a marchinha “O Mundo vai Acabar… em Samba!”, uma brincadeira com as profecias apocalípticas de diversos povos que afirmam que o mundo acaba em 2012, a Tomá na Banda faz seu tradicional desfile pelas ruas do Cambuí e Centro no sábado de Carnaval (18). Veja programação completa dos blocos que desfilam pela cidade.
 

A concentração começa às 14 horas em frente ao Centro de Convivência Cultural ao som de marchinhas de todos os tempos (CD). Para esquentar os tamborins, a partir das 15 horas tem início a roda de samba com Ido Luiz e convidados. O desfile começa às 17 horas com percurso de uma hora pelas ruas General Osório, Antônio Cesarino, Benjamim Constant, Francisco Glicério e Conceição.
 
Há sete anos, a Tomá na Banda passou a contar com um conjunto próprio de músicos. Quinze deles desfilam pelas ruas com os foliões, a pé e sem carro de som, como manda a tradição. Outro conjunto faz dançar, no cruzamento das avenidas Júlio de Mesquita e General Osório, para quem não quer seguir o cortejo. Além do samba próprio, sempre uma sátira, a banda toca essencialmente marchinhas. 
 
A participação do público é espontânea e para estimular o uso de fantasias, a Tomá na Banda criou um concurso que premia com troféus as mais originais. O trajeto termina no mesmo local da concentração com a premiação das fantasias mais criativas.
 
De acordo com a organização, a festa reúne cerca de duas mil pessoas a cada ano.
 
Histórico
 
O tradicional bloco surgiu em uma madrugada de 1985. Na mesa de um bar, no Cambuí, um grupo de amigos, inconformados com a solidão das ruas campineiras às vésperas de Carnaval decidiu que a cidade merecia alguma animação.
 
Os planos viraram projeto quando o extinto Bar Ilustrada promoveu uma feijoada para arrecadar fundos para a criação de uma banda de Carnaval. “O nome foi escolhido em alusão à maldosa fama de Campinas”, conta Camilo Chagas, presidente da banda. “Uma banda de duplo sentido”, brinca. Na estreia, os carnavalescos contrataram quatro músicos da banda da Polícia Militar para animar a festa, em frente ao Ilustrada.
 
No fim do espetáculo, já noite alta e as ruas vazias, dez boêmios decidiram que Carnaval não era só aquilo e saíram cantando e dançando pelas ruas do Centro. Quando voltaram ao bar, perceberam que uma pequena multidão, de mendigos e outros frequentadores da madrugada, havia engrossado o cortejo. Estava criada o bloco.
 
Desde então, nos sábados de Carnaval, o Tomá na Banda desfila pelas ruas de Campinas, seguida por quem quiser participar.

Confira a marchinha de 2012:

“O Mundo vai Acabar em Samba”
(Ido Luiz E Paulo Evans)

“Vamos explodir essa cidade
Felicidade aos que mais precisam
Se o mundo vai acabar em samba
Eu vou pra rua, eu vou, Tomá na Banda

Nós deliramos nessa profêcia
Verdade ou mentira, não me interessa
Nos braços da minha colômbina
Meu mundo vai acabar em festa

Contribuíntes, profetas, mandingueiros
Vamos cair na folia, antes do mundo acabar
Depois do derradeiro gole da vida
Com confete e serpentina, podem me enterrar”

 

Serviço:

Bloco Tomá Na Banda
Local: Concentração no Centro de Convivência Cultural, no Cambuí
Data: 18 de fevereiro
Horário: a partir das 15 horas, com saída às 17 horas
Entrada: gratuita

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74