Unicamp na Agenda

Sabe o que vai rolar na Unicamp? Confira em nossa Agenda!

por Hélio Costa Júnior
Publicado em 4 de dezembro de 2019

Solos, ambiente e sociedade – No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Mundial do Solo. Nesta data, o Laboratório de Pedologia (LABPED) do Instituto de Geociências (IG) promoverá o I Seminário Solos, Ambiente e Sociedade, com o tema “diferentes perspectivas das alterações antrópicas nos solos e suas dinâmicas”.  O evento ocorre na sala IG220 do IG. O objetivo é promover o debate sobre a importância do gerenciamento sustentável dos solos, relacionando os impactos causados pelo uso e ocupação com o desencadeamento de processos erosivos, movimentos de massa e alterações nas propriedades físico-químicas dos solos. Estudantes de graduação e de pós-graduação, professores do ensino básico, pesquisadores e técnicos das áreas de solos e ambientais são o público-alvo do evento. Mais informações no site
ou e-mail labped@unicamp.br

Microbioma Oral, Biofilme e Resistência Antimicrobiana – A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp promove o “RESISPART Symposium”, evento que abordará temas sobre Microbioma Oral, Biofilme e Resistência Antimicrobiana. O encontro ocorre no dia 6 de dezembro, a partir das 8h30, no Salão Nobre da FOP. e é organizado pela área de Bioquímica da Faculdade juntamente com pesquisadores da Noruega, University of Oslo (UiO), e dos Estados Unidos, University of Illinois at Chicago (UIC), Forsyth Institute e J. Craig Venter Institute (JCVI). O RESISPART Symposium tem ênfase na contribuição da pesquisa oral para avanços recentes na área de resistência antimicrobiana, desde o efeito de antibióticos no microbioma até a descoberta de mecanismos de resistência e novos alvos antimicrobianos. O evento, gratuito e com vagas limitadas, é aberto à comunidade científica . Programação e inscrições no site. Mais informações pelo e-mail: ricomini@unicamp.br ou telefone 19 2106-5393.

Curtas-metragens na Câmara Municipal de Campinas – O curso Comunicação Social – Midialogia da Unicamp realiza, dia 6 de dezembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Campinas, à avenida Engenheiro Roberto Mange 66, na Vila Marieta, uma mostra dos curtas-metragens produzidos por seus alunos ao longo do ano. Essa já é a terceira edição do evento. A mostra visa intensificar o diálogo entre a universidade pública, a população de Campinas e suas instituições representativas. Realizados ao longo de 2019 dentro das disciplinas de Projeto de Cinema I e II, os oito curta-metragens são trabalhos de conclusão de curso dos estudantes e mostram uma variada produção universitária que acompanha a recente alta da produção audiovisual brasileira, tanto nos conteúdos para internet quanto nas premiações internacionais de cinema. Os filmes vão desde documentários  até um musical, passando ainda pelo terror, e mostram os resultados do aprendizado que os alunos tiveram sobre as etapas de realização audiovisual: pré produção (planejamento, roteiro), a produção efetiva no set de filmagem e a pós produção (edição, efeitos e trilha sonora). Outras informações pelo e-mail g216325@dac.unicamp.br

Terminal Central é tema de palestra – Durante três anos o fotógrafo campineiro Vitor Casemiro, literalmente, ‘bateu ponto’ no Terminal Central de Campinas. Munido de sua câmara fotográfica, ele construiu uma narrativa em que mostra a rotina dos usuários de ônibus, em Campinas, desde as primeiras luzes do dia quando as pessoas ainda sonolentas chegam ao centro para trabalhar até a exaustiva volta para casa no fim da tarde. Local onde um dia foi uma bonita praça arborizada com lago e diferentes espécies de aves, hoje passam 100 mil pessoas diariamente, muitas vezes perdidas em pensamentos, compartilhando sonhos e angústias. O processo de criação e realização desse ensaio é tema da terceira palestra promovida pelo Núcleo de Fotografia de Campinas (NUFCA), no CIS-Guanabara. Com entrada franca, o evento será realizado no próximo dia 12 de dezembro, às 19h00. Natural de Campinas, Vitor Casemiro é fotógrafo e cineasta. Roteirista formado pelo Instituto de Cinema e Técnico Operador de Câmera pelo Senac Campinas, foi aluno durante três semestres do curso “Possibilidades narrativas em fotolivros”, ministrado pelo professor Felipe Abreu. Também foi aluno da fotógrafa e educadora holandesa Corinne Noordenbos, especialista em fotolivros. Pesquisando narrativas visuais desde 2010, encontrou no fotolivro uma conexão entre fotografia e cinema. No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

Leite e fraldas para o Lar dos Velhinhos – O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) promove, até 13 de dezembro, a Campanha Natal Solidário SBU 2019. O objetivo é arrecadar Leites longa vida (em caixinha) e fraldas geriátricas (tamanho G) para o Lar dos Velhinhos de Campinas, entidade selecionada para receber as doações da campanha deste ano. Uma das caixas de coleta está no piso térreo da Biblioteca Central “Cesar Lattes”. As demais ficam nas bibliotecas das seguintes unidades: Instituto de Geociências (IG); Instituto de Biologia (IB); Instituto de Química (IQ); Instituto de Economia (IE), e Instituto de Física “Gleb Waaghin” (IFGW).

Parque Floresta –  Humanizar personagens que muitas vezes são rotulados, marginalizados pela sociedade. Mostrar que essas pessoas têm suas histórias, medos, vontades e inseguranças, comuns a todos os seres humanos. É transitando por essa temática que a Cia. Corpo Santo apresenta o espetáculo teatral Parque Floresta que tem como foco o homem gay. A peça será apresentada no CIS-Guanabara nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h00, com entrada franca.

Ciência & Arte “Povos da Amazônia – A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp realiza a 1ª Edição do Ciência & Arte “Povos da Amazônia” (CAPA), de 13 de janeiro a 20 de fevereiro de 2020. As atividades do CAPA serão desenvolvidas em pequenos grupos e na forma de oficinas. Idealizado a partir de uma parceria entre a Unicamp, Santander e Universidade Federal do Pará (UFPA), o objetivo do CAPA é possibilitar o contato de alunos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas da UFPA com a vida acadêmica e com os docentes, pesquisadores e discentes que compõem a comunidade universitária da Unicamp. O CAPA visa ainda estimular a vocação dos estudantes para a pesquisa científica e artística, apresentando aos alunos os desafios atuais da ciência e o ambiente dos grupos de pesquisa da Universidade, envolvendo-os no desenvolvimento de atividades nas áreas de artes, ciências humanas, exatas e da terra, ciências biológicas e da saúde e tecnologia. Mais detalhes podem ser obtidos pelo e-mail ciencianasferias@reitoria.unicamp.br ou telefone (19) 3521-4891.

Direito constitucional aplicado – A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) receberá, até 17 de janeiro de 2020, as inscrições para o curso de especialização (modalidade extensão)  “Direito constitucional aplicado: empresas, estado e indivíduos diante da interpretação constitucional“. Ministrado pelo professor Roberto Di Cillo, especialista internacionalmente reconhecido na área, o curso será oferecido de 3 de fevereiro de 2020 a 13 de maio de 2021, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 23h, pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), nas dependências da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp). O curso visa aprofundar os conhecimentos para trabalhar com as diferentes formas de decisão jurídica, tendo em vista as mudanças na sociedade. Nesse sentido, o curso proporcionará: (i) a análise de decisões judiciais nacionais, estrangeiras e internacionais; (ii) verificar como que as políticas públicas são tratadas pelos tribunais constitucionais pelo mundo e pelo Supremo Tribunal Federal; (iii) identificar os desafios futuros da Teoria da Justiça Constitucional, em especial no campo do direito e novas tecnologias. Mais informações pelo e-mail extensao@fca.unicamp.br ou telefone 19) 37016757.

3º Encontro de Biomatemática – Evento organizado por docentes e alunos de Pós-Graduação do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) e de outras instituições, ocorre, de 10 a 13 de fevereiro de 2020, a partir das 10 horas, no IMECC-Unicamp. Os objetivos do Encontro são os seguintes: (1) difundir a Biomatemática como campo de estudo, pesquisa e colaboração com áreas correlatas; (2) integração de pesquisadores, professores, graduandos e pós-graduandos no estudo de problemas em aberto que exijam ações acadêmicas; (3) fomentar, através de desafios trazidos ao evento por pesquisadores de áreas correlatas, a pesquisa com aplicações efetivas e; (4) divulgar os trabalhos feitos nos grupos de Biomatemática a que pertencem os participantes, fomentando demandas reais. Mais informações pelo e-mail encbiomat@gmail.com.

Fóruns 2020 – A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), por meio de sua Diretoria de Cultura (DCult), já está recebendo propostas de temas para o Calendário dos Fóruns Permanentes de 2020. As proposta devem ser enviadas, até 2 de março de 2020, por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Saiba mais no link.

Neurociências e Neurotecnologia – O 7º Congresso BRAINN será realizado de 30 de março a 1º de abril, no Auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O evento, que começa às 9 horas, tem como objetivo reunir pesquisadores e estudantes que trabalham nas áreas de neurociências, neurotecnologia e áreas afins. O objetivo principal do encontro é promover comunicação e colaborações mais fortes, a fim de alcançar padrões de pesquisa de alta qualidade. O Congresso é uma iniciativa do projeto BRAINN (Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia), que é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O CEPID BRAINN reúne pesquisadores de diversas áreas (neurologia, física, biologia, engenharia elétrica, psicologia, informática, educação física, entre outras), provenientes principalmente da Unicamp e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), que é um centro federal de pesquisa e desenvolvimento; mas também de outras instituições brasileiras, como Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; bem como algumas instituições estrangeiras, como a Universidade de Montreal e a University College London. Mais informações no site.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74