Turismo

Momento zen e contemplativo para recarregar as energias

28 de dezembro de 2011

Quem está de férias na região de Campinas e busca momentos de meditação para recarregar energias pode incluir no seu roteiro de passeios uma visita ao Centro de Meditação Kadampa Brasil, localizado em Cabreúva e que fica a cerca de 45 minutos de Campinas. Em meio a um ambiente silencioso e tranquilo junto à Serra do Japi, a estrutura arquitetônica de um templo budista chama a atenção de quem passa pelas redondezas. Inaugurado no final de 2010, o templo brasileiro é o maior do mundo na tradição do Budismo Kadampa, que tem início datado de 982 e foi amplamente disseminado no Tibet, mas atualmente tem sido espalhado pelo mundo e pelo ocidente. Outros dois templos com as mesmas característica, embora menores, também foram construídos na Inglaterra e nos Estados Unidos, em Nova York.

O Centro de Meditação Kadampa abre à visitação pública nos fins de semana (verifique atividades e horários no link em “serviço”) e os visitantes são convidados a fazer uma pausa do estresse da vida comum e a participar da programação do local. Em janeiro há atividades especiais, como aulas de meditação, retiros e preces (informações abaixo).

Ao chegar na porta do templo, é necessário retirar os sapatos e entrar descalço.  Um monitor recebe os visitantes para uma espécie de visita guiada onde são passados os ensinamentos e informações sobre os diversos símbolos e imagens de Buda que decoram todo o templo e que representam o amor, a compaixão, a sabedoria e a superação. Buda ensinou métodos, para, gradualmente, superar sentimentos de raiva, inveja e ignorância e desenvolver mentes para experienciar paz e felicidade duradouras. Para Buda, todos os problemas e sofrimentos surgem de estados mentais confusos e negativos, já a felicidade e boa fortuna só podem surgir de estados mentais pacíficos e virtuosos.

No meio do templo há um desenho de uma mandala no chão e ao olhar pra cima vê-se o topo da “pirâmide”, onde está instalada uma roda simbólica de madeira, que representa o “Darma”, que seria a roda de transformação da mente. Aos domingos, às 15 horas, ocorre a atividade “Prece Pela Paz Mundial”, com ensinamentos e meditações guiadas para relaxar a mente e desenvolver um bom coração e a paz mental.

A cidade de Cabreúva foi escolhida para abrigar o templo brasileiro por ter uma localização estratégica e privilegiada, perto dos grandes centros urbanos, como Campinas, Jundiaí e São Paulo, e de fácil acesso de carro ou por aeroportos próximos, e ainda se encontra em pleno vale de montanhas no meio da mata atlântica, que unifica à construção arquitetônica a uma belíssima paisagem, tudo cuidadosamente planejado para promover a experiência de tranquilidade e paz.

Saiba mais sobre o Centro de Meditação Kadampa Brasil

O Centro Kadampa Brasil, também conhecido como Templo pela Paz Mundial, surgiu de uma visão do líder espiritual, o renomado Mestre Budista Geshe Kelsang Gyatso, e também como intenção de um presente para as gerações futuras para que cada ser vivo encontre felicidade e libertação do sofrimento. Este é o terceiro templo Kadampa com arquitetura tradicional budista construído como parte do Projeto Internacional dos Templos, sendo o maior construído até hoje. O templo brasileiro representa a mansão celestial de Buda Heruka, o Buda da Compaixão.

Com profundo significado espiritual, o templo possui ilustrações artísticas, simbolismos e peças que conferem uma beleza original ao local e que acalma as mentes. Para os praticantes kadampas, o templo é um lugar sagrado que inspira a alcançar a paz interior e exterior.

Serviço:

Centro de Meditação Kadampa Brasil
Local: Av. Cláudio Giannini, 2035, distrito do Jacaré – Cabreúva. (19) 4409-0967 ou pelo e-mail: info@budismokadampa.org.br
Informações:  www.budismokadampa.org.br/atividades

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74