Em celebração aos 140 anos de história, a Sociedade Escolar do Bairro Friburgo, na região rural de Campinas, está com uma programação especial de celebração de aniversário na “Colônia Alemã de Friburgo”, que será realizada no domingo, dia 27 de outubro, a partir das 10h. Esta festa irá reunir amigos, familiares, a comunidade e todo o público interessado em conhecer um pouco mais da cultura e tradição alemã, bem como a formação do bairro em Campinas e sua história.
No cardápio, a festa terá feijão, arroz branco, arroz com molho, mandioca com bacon, torresmo, costela bovina assada, saladas variadas, além do tradicional Strudel de maçã com creme de baunilha. À tarde, café com leite e bolo. Também haverá um espaço kids e souvenirs.
Programação:
10h00 – Desfile Cívico
10h30 – Execução do Hino Nacional Brasileiro e Alemão e hasteamento das bandeiras
10h45 – Apresentação da história da Sociedade Escolar do Bairro Friburgo e ato religioso cívico
12h00 – Almoço dos pioneiros
13h30 – Homenagens
14h00 – Apresentação do grupo de dança Tanzgruppe Friedburg
15h00 – Comemoração 140 anos com o tradicional café com bolo
História
Desde outubro de 1879, iniciou-se a uma nova fase na vida dos imigrantes alemães que deixaram a sua terra natal em busca de uma nova vida em território brasileiro, e assim nasceu a Sociedade Escolar do Bairro Friburgo.
A colônia alemã local tem como objetivo preservar a história da imigração alemã e a cultura por meio de festas e atividades culturais. Um dos principais meios de divulgação é o grupo de dança Tanzgruppe Friedburg.
As trinta e quatro famílias fundadoras de Friburgo partiram de Holstein – norte da Alemanha, no ano de 1857, em viagem com duração em torno de oito semanas. “Friedburg” significa “Castelo da Paz” e foi dado pois o convívio fraternal, a paz e a tranquilidade reinava entre aquelas famílias.
Plantaram e e conseguiram também um bom rebanho de gado de leite. A principal cultura era a batata. Plantavam também arroz, feijão, milho, café e etc. Os produtos agrícolas produzidos nos seus sítios eram comercializados, em sua maioria, em Campinas, transportado em lombo de cavalo. Uma nova geração formada pelos filhos tinha que ser alfabetizada. Campinas era longe demais…
Em janeiro de 1879, reuniram-se os irmãos Niklaus, Samuel Krähenbühl e Hans Steffen, que deliberaram pela construção de uma escola. Juntaram-se a essa tarefa os colaboradores: Heinrich Stroeh, Ludwig Steffen, Otto Fahl, Reinhard Steffen, Ludwig Fahl, Karl Wellendorf, Jacinto Thamerus, Johan Ulitzka e Joaquim Pires de Lima.
O terreno para a construção da escola foi doado por Samuel Krähenbühl e Jacinto Thamerus. Apenas com serviço braçal, a escola foi construída num prazo de 9 meses, tendo sua inauguração com uma grande festa, no primeiro sábado de outubro de 1879.
Hoje já não funciona mais a escola. Atualmente, funcionam a Igreja Evangélica de Confissão Luterana e o grupo de dança Tanzgruppe Friedburg.
Em 2009, o Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc) tombou a escola, o prédio da Igreja Luterana e o Cemitério dos Alemães como patrimônio histórico.
Festa de aniversário de 140 anos da Sociedade Escolar do Bairro Friburgo
Local: seguindo pela rodovia Santos Dumont, Estrada Friburgo (próximo ao aeroporto de Viracopos)
Informações e convites: (19) 99607-7759 / 98136-9781
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74