Pupitres da adega da Casa Valduga: capricho na elaboração de grandes espumantes. foto: Divulgação
Você está ligado que neste mês tem Brasil na Taça, né? É a segunda edição do evento totalmente dedicado ao vinho brasileiro que, sem ufanismo, há muito comporta agendas como essa. Coloque-se entre os créditos, a diversidade de uvas e micro terroirs do País, o frescor de uma enologia amiga de novidades e, só para encurtar a história, a curiosidade de um consumidor, ainda incipiente em seus modestíssimos 2% de consumo anual, mas com um horizonte imenso a ser explorado pela frente.
O Brasil na Taça, que vai acontecer no dia 26 próximo, é uma oportunidade de constatar se o otimismo desta que vos fala é justificável. Pelas marcas que já confirmaram presença, dá para dizer que teremos um painel enxuto, mas representativo no vinho brasileiro. Vale destacar a presença de algumas autoridades da nossa enologia que vão dar um toque ainda mais distinto à ocasião. Eles vão apresentar seus vinhos, conversar com os curiosos e orientar pessoalmente as degustações – tem coisa melhor?
Disseram “sim” ao convite dos organizadores Ademir Brandelli, da Don Laurindo (não perca o Tannat da casa), Adolfo Lona, responsável por uma aclamada linha de espumantes que leva seu nome (não recuse nada que ele oferecer) e Daniel Místico, da Casa Valduga (fique atento aos lançamentos dessa vinícola que prima pelo profissionalismo). O esquema segue o formato da maioria dos eventos do gênero. Estandes alinhados, muitos rótulos à prova e oportunidade abastecer de verde-amarelo a sua adega.
Está sentindo falta de alguma coisa? Claro, onde tem bebida tem que ter comida, não? Como o Brasil na Taça vai ocupar o salão do Rias Restaurante, no Cambuí, as comidinhas quentes e frias do bufê ficam a critério do chef local, Nicoló Ferdico. E serão muito bem-vindas, já que a maratona promete. Também estão confirmadas as vinícolas Lidio Carraro, Casa Perini, Hélios, Valmarino, Vivalti, Stella Valentino e Casa Geraldo.
As duas últimas são de Andradas, MG, e representam os vinhos chamados “Colheita de Inverno” ou “Dupla Poda”, cujos vinhedos vêm ocupando a Serra da Mantiqueira, entre Minas e São Paulo. Como o novo Sudeste, regiões já tradicionais na produção de vinhos finos estarão representadas no evento, a exemplo de Pinto Bandeira/Vale dos Vinhos, Santa Catarina, Farroupilhas e São Joaquim. Nos vemos lá!
BRASIL NA TAÇA – 2ª EDIÇÃO
Quando: 26 de outubro, sábado, das 16h30 às 21h
Onde: Rias Restaurante, no Hotel I Am Design Campinas, Rua dos Alecrins, 745, Cambuí, Campinas
Quanto: R$ 135, sendo que R$ 30 poderão ser revertidos em voucher para compra de vinho no local
Ingressos: pelo site www.brasilnataca.com.br
(Proibida a venda para menores de 18 anos. Se beber não dirija.)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74