Londres representa a fase de maior sucesso dos Beatles, mas mesmo antes de desencadearem a beatlemania como um onda global, a cidade abriga lugares importantes para se entender a trajetória deles e até mesmo é possível saber o que se passava nos bastidores no desenrolar dos fatos que uniram, por exemplo, Yoko e John Lennon.
Correr atrás dos Beatles não é apenas para os fãs. São tantos lugares interessantes, que revelam ao visitante aspectos da cidade muito além dos seus sítios históricos. Eu mesmo não sou um beatlemaníaco e tampouco tenho discos deles, mas não me privo de poder conhecer uma cidade tão fascinante quanto Londres com uma lente beatlemaníaca nos olhos. Mas por onde começa o show dos Fab Four? Uma dica: não vá direto a Abbey Road, a gravadora do grupo e outro solo sagrado para os fãs. Abbey Road é ponto máximo da visita, por isso, guarde a cereja do bolo para o final.
O Scotch of St James: ponto de encontro dos músicos
Se você não quer correr de lá para cá, subindo e baixando de metrôs e ônibus, uma sugestão é escolher um tour. Eu recomendo, especialmente pela comodidade de entrar em uma van que privada e ter o trabalho apenas de subir e descer nos pontos-chave. Mas aviso que é preciso ter o ouvido treinado no inglês ou muito do conteúdo dessa viagem passará desapercebido. Os tours normalmente não têm tradução para português. Por isso, afie o inglês antes.
Um dos mais interessantes é o Ticket To Ride Beatles Tour. Nas quase três horas que duram o passeio, a história dos Beatles de 1962 até 1969 é esmiuçada nos mínimo detalhes. A primeira parada é o antigo The Scotch of St James, um clube que, durante os anos 60, era o principal ponto de encontro de músicos, principalmente da cena rock’n roll. Obviamente, local frequentado pelo quarteto, além de todos os grande nomes do rock inglês da época.
Indica Gallery: local onde Yoko Ono arquitetou para conhecer John Lennon
Bem em frente ao The Scotch ficava a Indica Gallery, uma das mais badaladas galerias e livraria em Mason’s Yard naquela época. Pois foi ali, dizem, que Yoko Ono arquitetou conhecer o futuro amor de sua vida, John Lennon. Yoko, que tinha uma instalação no local, soube antecipadamente que John estaria por lá e o convidou para visitar a obra de arte. Muitos fãs dizem que deste encontro o fim dos Beatles começou a ser traçado.Teoria da conspiração ou não, o que importa é conhecer o lugar, que por muitos anos foi o ponto de encontro de músicos cujos nomes ficaram marcados na histórica e ainda a Indica Gallery, hoje um patrimônio histórico.
Da Indica Gallery seguimos para um dos pontos de peregrinação dos Beatlesmaníacos, uma das casas de Paul McCartney. O guia nos conta que em uma dia de sorte consegui ver o músico sair de carro (sim, McCartney ainda vai lá). Mas nem todos os dias são de sorte e no dia de azar foi ameaçado por quem estava dentro da casa. Também imagine: milhões de pessoas do mundo inteiro parando todos os dias na porta da sua casa para tirar fotos? Portanto, se quiser guardar uma lembrança da visita, tire fotos mas seja discreto.
A casa fica no número 7 da Cavendish Avenue (St John’s Wood) e está bem próxima do Abbey Road Studios. Paul foi o primeiro dos Beatles a fixar residência em Londres e comprou a casa por 40 mil libras. Hoje, conta o guia, vale muitos milhões.
A primeira casa de Paul McCartney em Londres, próxima dos estúdios Abbey Road
A casa de Paul pode ter sido a primeira dos Beatles em Londres, mas outro imóvel, em Marylebone, com certeza é o que mais representa a história da banda na capital inglesa. A casa de numero 34 bem na esquina da Montagu Square foi comprada em 1965 por Ringo Starr. Antes, viveram ali Paul McCartney e o lendário guitarrista Jimi Hendrix. O fãs dizem que o contato com Hendrix inspiraram a fase mais lisérgica dos Beatles. Fãs dizem também que, quando John Lennon foi morar neste mesmo endereço, ainda casado com Cynthia Powell, Yoko Ono, disposta a lutar por seu amor, fazia uma espécie de vigília dia e noite em frente da casa, como a marcar o seu território até que finalmente, com a separação de John, pôde viver com ele.
Apartamento de Yoko e John: local onde ocorreu o ensaio de fotos para o álbum Two Virgins
Foi neste apartamento em Marylebone que John e Yoko posaram para a histórica foto na qual aparecem nus e que ilustra a capa do disco Two Virgins, lançado em 1968. Foi nesta casa também que John compôs boa parte do White Album, dos Beatles. Em Marylebone John e Yoko também foram presos em 1968 por posse de maconha. Em 2010, a casa recebeu a placa azul da English Heritage, um reconhecimento da cidade de Londres às pessoas importantes para a cidade e as casas que viveram.
O fim deste incrível tour não poderia ser em um lugar mais icônico, o Abbey Road Studios. Os Beatles passaram anos ali compondo, ensaiando e gravando, além de terem inspirado vários artistas e participado em discos de tantos outros.
Abbey Road Studios: maior ponto de penegrinação em Londres para os fãs dos Beatles
Abbey Road também é o nome de um dos discos mais importantes dos Beatles, lançado em 1969 e, cuja capa mostra os Fab Four cruzando a faixa de pedestres em frente ao estúdio. Cinquenta anos após o seu lançamento, a mesma faixa de pedestres ainda atrai multidões. Se não é possível entrar nos estúdios, os visitantes se conformam em cruzar a rua e deixar uma marca no muro do edifício.
Fãs deixam mensagens para os Beatles no muro do Abbey Road Studios
Se você ainda quer correr atrás dos Beatles no Reino Unido, então é preciso voltar na história, onde tudo começou, em Liverpool, mas isso é assunto para nosso próximo post.
Assista também ao Programa Eu Por Aí sobre Os Beatles em Londres
* Fotos: Gustavo Bolliger
* Eduardo Gregori e Gustavo Bolliger viajaram ao Reino Unido a convite do Visit Britain, órgão de promoção do Reino Unido.
Eu Por Aí recomenda
Ticket To Ride Beatles Tour
London Sightseeing Tour information Centre 17/19
Cockspur St, London SW1Y 5BL, UK (ao lado da Embaixada Brasileira)
Info: www.londonrocktour.com
Eduardo Gregori
Travel Journalist / Publisher
[email protected]
VÍDEOS E REDES SOCIAIS
Assista ao Programa Eu Por Aí e se inscreva no nosso canal no YouTube
Curta nossa página no Facebook
Curta nosso perfil no Instagram
Fale com a gente pelo Twitter
Curta nosso porfil no Tumblr
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74