Vinho no Trem: programa combina passeio de Maria Fumaça, bons vinhos, comida e música
Maio vai deixar saudades. Foi um mês em que os amantes de vinho foram paparicados com uma programação de eventos diversificada e criativa. Embora o consumo per capita de vinhos no Brasil mal alcance 2%, dá para afirmar que, pelo menos, na nossa região existe um mercado de apreciadores se consolidando e com potencial de crescimento. E existem também produtores de eventos especializados em vinhos que se dedicam a incrementar esse segmento com um calendário dos mais animados.
Nessa agenda cabe de tudo: de grandes mostras a degustações com público limitado, de jantares harmonizados a visita de enólogos internacionais, de passeios dirigidos a encontros em restaurantes. Com o ambiente de “vento a favor”, as lojas especializadas também se movimentam com uma programação própria, destinada a estimular os apreciadores a percorrer suas gôndolas.
Brilharam no calendário de maio o Encontro de Vinhos (dia 11), e o Vitis Mundi (dia 18). O primeiro é um programa itinerante, criado em Campinas, que percorre várias capitais brasileiras. Enfatizando seu perfil viajante, a cada ano o evento adquire novos formatos e cenários. Este ano, os 25 expositores da mostra, mais os produtores de queijos que integram as atrações, se espalharam pelas dependências do Senac, na Rua Sacramento, Centro.
Encontro de Vinhos: evento itinerante terá versão com churrasco
“O ponto alto foi o engajamento do público, o interesse pelos vinhos, pelas palestras e pelas harmonizações”, comemora um dos organizadores, Daniel Perches. Durante toda a tarde do Encontro, os 750 visitantes tiveram a oportunidade de provar e comprar cerca de 200 rótulos entre importados e nacionais. O evento está no seu décimo ano e tem novidades chegando. Em julho, acontece em São Paulo, o Encontro de Vinhos & Churrasco, que, como o nome diz, é voltado para a harmonização de vinhos e carnes preparadas por churrasqueiros de diferentes estilos. É só esperar que essa boa ideia chega também por aqui.
Já o Vitis Mundi, programado em dois períodos (tarde e noite), ocorreu no Vitoria Hotel Concept, o que trouxe uma bem-vinda finesse ao evento. Vinte expositores (quatro premier cru e 16 table) fizeram a alegria dos visitantes com 200 rótulos à disposição. O público desfrutou ainda de duas mesas de comidinhas especiais para aquele necessário pit stop na maratona de vinhos. Foram 538 visitantes nas duas sessões (182 à tarde e 356 à noite).
“O mercado de eventos de vinho está crescendo. A cada dia surgem novas opções de todos os tamanhos e formatos. Quem ganha com isso é o público e, para nós organizadores, resta estar sempre buscando novidades. O evento, quando bem trabalhado, é a melhor ferramenta para contribuir com a evolução do mercado”, comenta o Emerson Rodrigues Greggio, da 3 Ponto 7 Vinhos e Eventos, responsável pela Vitis Mundi. Se o segredo é diversidade, ele tem várias cartas na manga.
No próximo dia 15, acontece mais uma edição do Vinho no Trem, que une passeio de Maria Fumaça e mostra de vinhos, comidas e arte. A 3 Ponto 7 também promove esporadicamente o Jantar às Cegas, uma provocação sensorial realizada em parceria com o Buffet Antonello, em que os visitantes são instigados a decifrar com vendas nos olhos os pratos e vinhos harmonizados (em breve falo mais sobre essa experiência).
Decanter Wine Day: 100 rótulos para degustar e comprar
LOJAS TAMBÉM SE MEXEM
As lojas dão suas contribuições para movimentar o mercado, promovendo ações regulares, como degustações, cursos, mostras e visitas enólogos convidados. A Decanter Campinas, por exemplo, mantém o calendário aquecido o ano inteiro. No próximo dia 14, tem mais um Wine Day Decanter, uma oportunidade para a casa expor seu acervo de garrafas e o consumidor, de provar os vinhos que não conhece. O evento acontece no Loft Conceito, no Gramado, com 100 rótulos em exposição. O Wine Day é realizado duas vezes ao ano e abrange todas as regiões importantes de produção de vinho.
“A Decanter tem intensificado a sua participação em eventos na região. Muitas deles, com a presença de produtores do Exterior que vêm ao Brasil contar suas histórias e apresentar seus vinhos. Realizamos também degustações temáticas, privilegiando determinados terroirs e jantares harmonizados em restaurantes, que constituem um forte mercado em que a Decanter atua”, comenta o empresário José Lúcio Natali.
Na Adega Abadesco também não existe monotonia. “Realizamos periodicamente workshops, curso básico de vinho e degustação com produtores e importadores. Temos sala especial para programas com grupos fechados e usamos o salão da loja para eventos maiores. Já recebemos aqui enólogos importantes como Rafael Tirado (Chile), Paulo Laureano e Jorge Seródio (Portugal) e, recentemente, Marcio Verrone, produtor que representa o vinho da Serra da Mantiqueira”, enumera o sommelier da casa Augusto Soares. A Abadesco está em processo de ampliação de seus espaços, o que vai permitir organizar eventos envolvendo também café e azeite.
Stefano Capurso, no restaurante D’Autore: convidado da World Wine
Na mesma linha, a World Wine atrai os amantes do vinho com degustações orientadas e encontros com produtores internacionais, o que sempre rende experiências agradáveis em restaurantes locais. Em abril, a casa se inspirou no maior e mais prestigiado guia de vinhos da América do Sul, Descorchados 2019, e promoveu uma prova com rótulos pontuados na publicação, com a presença do argentino Joaquim Paolucci, embaixador dos vinhos Vallisto. O grupo World Wine, inaugurado em 1999, tem dez lojas no Brasil e recebeu recentemente Stefano Capurso, CEO do Grupo Bulgheroni, e Cristian Maddalena, também italiano, representando as marcas Schiopetto, Siro Pacenti e Antoca Fratta.
Cada visita ilustre dessas ativa um outro segmento importante na difusão da cultura do vinho: os restaurantes. Receber um convidado especial e oferecer cardápios harmonizados traz distinção à casa, evidenciando a especialidade e o talento dos chefs. Mas esse é assunto para outra hora. Saúde!
ANOTE AÍ
VINHO NO TREM – 15/06/2019, das 15h às 19h30. Partida: Estação Anhumas. Local do evento: Estação Tanquinho. Ingressos: R$ 230 (segundo lote), na Word Wine Campinas, R. Coronel Quirino, 1859, Cambuí, f. (19) 3255-4251.
ENCONTRO DE VINHO & CHURRASCO – 06/07/19, das 12h às 22h, na Casa da Fazenda do Morumbi, Avenida Morumbi, 5594, São Paulo. Ingressos: $ 70 e $ 110, pelo site www.encontrodevinhos.com.br
WINE DAY DECANTER – 14/06/19, das 17h às 22h, no Loft Conceito, Rua Ernesto Ziggiatti, 222, Gramado. Ingresso: $ 160, sendo $ 60 revertidos em compras. Compra: www.sympla.com.br/decanter-wine-day-campinas-2019
ADEGA ABADESCO – Rua José Bonifácio, 2120, Jardim das Paineiras, fone: (19) 3327-2370
WORD WINE – Rua Coronel Quirino, 1859 , Cambuí, fone: (19) 3255-4251
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74