O Bar Lado B, em Barão Geraldo, receberá três palestras do Pint Of Science Campinas, evento com a proposta de divulgação científica de forma descontraída, que chega pela 4ª vez a Campinas, de 2o a 22 de maio. Os encontros terão início às 19h nos três dias.
A programação no Bar Lado B reúne três importantes temas, e cada um deles conta com cientistas para apresentar e fomentar discussões. Veja a programação:
20/05
“Ciência vs. Desinformação”
Natalia Pasternak Taschner, presidente do Instituto Questão de Ciência, fala sobre como políticas públicas são criadas com base em evidências científicas. Ao lado dela, o professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, Peter Schulz, explica porque só o a “ciência salva da vergonha”, nos convidando a discutir física nuclear e tratar, ao mesmo tempo, dos problemas e as esperanças que a ciência mal divulgada provoca na sociedade. Já Silvia Brandalise, médica oncologista, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, fundadora do Centro Infantil Boldrini e do Grupo Brasileiro de Tratamento da Leucemia Linfóide Aguda da Infância, esclarece quais são “os perigos dos medicamentos desprovidos do ‘aval’ da ciência”.
21/05
“Línguas Indígenas”
Maria Filomena Spatti Sandalo é professora de Linguística da Unicamp e pesquisa sobre línguas indígenas com atenção especial às Pirahã e Kadiwéu, faladas no Brasil. Ela traz uma apresentação que trata do perigo de extinção na América do Sul, neste “Ano Internacional das Línguas Indígenas”. Carolina Rodríguez-Alcalá, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos e professora no Departamento de Linguística, da Unicamp, fala a respeito da preservação das línguas indígenas. Marinaldo Almeida Costa, do Coletivo de Acadêmicos Indígenas da Unicamp, indígena do curso de Linguística, da etnia Tukano, além de complementar sobre o tema “extinção de línguas indígenas”, argumenta como a tecnologia pode ser uma aliada para a valorização dessas línguas. E Sthephany Miguel Moreira (nome indígena Ohoripahko), também do Coletivo de Acadêmicos Indígenas da Unicamp, compartilha sua experiência e a de outros indígenas no processo de adaptação depois do ingresso na Universidade.
22/05
“Desastres Ambientais”
Adriana Vilar de Menezes é jornalista e mestranda do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Ela traz a tona cobertura da imprensa da mineração no Brasil, depois do boom midiático sobre os desastres de Mariana e Brumadinho. O professor e pesquisador do Instituto de Geociências da Unicamp, Jefferson de Lima Picanço, estuda desastres naturais, geotecnia, educação em ciências e história das ciências no Brasil e levanta o seguinte questionamento: como enfrentar e mitigar desastres ambientais e tecnológicos no Brasil?
Sobre o Pint of Science
Nos últimos anos o “Pint of Science” cresceu exponencialmente. A fórmula do sucesso é simples: bons cientistas, excelente organização e um bar! Sim, o bar pode ser um local para discutir algo tão importante quanto a Ciência e de forma descontraída, sem jargões e mantendo a credibilidade científica para a sociedade. O objetivo do festival é este: derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa.
Fonte: site oficial Pint Of Science
Foto – crédito:
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74