Cinema

Ugo Giorgetti e Sócrates protagonizam encontro no Sesc Campinas

5 de janeiro de 2011

O filme “Boleiros – Era Uma Vez o Futebol" inaugura as atividades do “Bolando Ideias”, novo projeto do Sesc que irá promover entre os meses de janeiro e fevereiro alguns encontros para reunir os apaixonados por futebol, a partir do cinema e literatura, que elevaram o esporte a uma verdadeira obra de arte.

A produção do diretor Ugo Giorgetti exibida nesta quarta-feira, 5 de janeiro, no Sesc Campinas dá início a temporada. O filme se passa em um bar de São Paulo, onde estão reunidos ex-jogadores de futebol. Os boleiros se encontram quase todas as tardes para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais. 

Confira a programação completa:

05/01 – "Boleiros – Era Uma Vez o Futebol" (exibição)
Horário: 20 horas

12 e 19/01 – Rodas de leituras
Horário: das 19h30 às 21h30

As Rodas são encontros abertos para leitura e discussão de textos literários. A cada mês, um mediador irá provocar os participantes em novos temas, autores e estilos. Em janeiro, Ugo Giorgetti, que além de cineasta também é colunista do caderno de esportes do jornal O Estado de S. Paulo, faz a mediação dos encontros para leitura e discussão de crônicas sobre futebol.

26/01 – “Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos” (exibição)
Horário: 20 horas

O bar do Aurélio, reduto de boleiros famosos, está prestes a ser reinaugurado e acaba de ganhar um novo sócio, o herói do penta Marquinhos. Como sempre, o futebol é o tema central das conversas e três impressionantes histórias se desenrolam. Direção: Ugo Giorgetti. (SP, 2006 fic, 86’).

Programação de fevereiro:

10/02 – "O Esporte e o Imprevisível"
Horário: 20 horas

A bola fica por conta do encontro entre dois dos mais respeitados cronistas esportivos do país: Sócrates e Ugo Giorgetti. Os dois serão os protagonistas de uma descontraída conversa.

Biografias

Sócrates, também conhecido como “Doutor Sócrates”, é ex-jogador de clubes como Botafogo (Ribeirão Preto), Corinthians, Fiorentina, Flamengo e Santos. Notório por ser um dos principais jogadores da Seleção Brasileira de 1982, o jogador foi colocado pela FIFA na lista dos 125 melhores jogadores ainda vivos da história do futebol. Atualmente, Sócrates é um dos articulistas da Revista Carta Capital, e comentarista do programa Cartão Verde, da TV Cultura.

Ugo Giorgetti é cineasta brasileiro que tem relação íntima com o esporte. Em 1986 lançou o documentário “Quebrando a Cara”, sobre o boxeador Éder Jofre. Em 1998 dirigiu o longa “Boleiros – Era uma vez o futebol”, ficção que conta histórias dos bastidores do futebol. Seguindo a mesma linha, lançou em 2004, “Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos”. Atualmente, Ugo é colunista do caderno de esportes do Estado de São Paulo.

Serviço

Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270, Bonfim
Fone: (19) 3737-1500

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74