O IV Seminário de Circo 2018 será realizado pela Unicamp, em Campinas, entre 14 e 16 de dezembro e contará com a participação de pesquisadores e artistas nacionais e internacionais. Na programação, cabarés artísticos diários terão entrada gratuita para o grande público.
O circo, em qualquer época, sempre foi (re)conhecido pela reinvenção de suas práticas. Para promover um amplo debate sobre os modos de existência (e resistência!) das artes circenses na atualidade, o Circus-FEF/Unicamp (Grupo de Estudos e Pesquisas das Artes Circenses da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas) reunirá pesquisadores e artistas nacionais e internacionais (Uruguai, Canadá e França). Em sua quarta edição, o seminário terá “inovação e criatividade” como tema norteador das discussões.
Vários espaços de Barão Geraldo abrigarão a vasta programação do evento, composta por conferências, palestras, cursos e intervenções artísticas. Uma novidade desta edição do seminário são os cabarés artísticos, que ocorrerão em todas as noites e terão entrada gratuita. Lua Barreto, educadora física e pesquisadora do Circus-FEF/Unicamp, destaca a importância da iniciativa. “Promover o intercâmbio entre os artistas e participantes do seminário, tanto por meio da convivência nos bastidores quanto da fruição da apresentação artística por parte dos seminaristas e do público em geral”, ressalta.
Uma das responsáveis pela montagem da programação dos cabarés, que ocorreu diante de uma criteriosa seleção, Barreto aposta na ampla diversidade dos números como um grande atrativo dos cabarés. “O roteiro é completamente diferente a cada dia. Como os apresentadores são bastante participativos, cada cabaré terá, também, um estilo muito diferente”, afirma. Farão parte do elenco diversos malabaristas, acrobatas e palhaços. A apresentação ficará por conta dos mestres de cerimônia DJ Digão, Palhaça Rubra e Cia. Los Circo Los.
Um encontro espetacular
Virginia Alonso e Fátima Pontes estão entre os 19 palestrantes do IV Seminário de Circo 2018, que se juntarão a mais de 200 participantes inscritos, entre artistas e pesquisadores. Estão previstas 30 performances artísticas e 73 apresentações de resultados de estudos e relatos. A expectativa é a de que a convivência entre pessoas de distintas regiões geográficas, assim como de diversas formações artísticas e acadêmicas, seja uma motivação para a troca de experiências e conhecimento sobre as artes circenses no mundo, favorecendo a valorização do circo para além de seu caráter de entretenimento. “Esperamos que a Unicamp e outras universidades, por meio de seus representantes no evento, percebam o potencial do circo e a necessidade de se investir mais e mais nessa arte secular, dando-lhe mais espaço e protagonismo acadêmico”, destaca Marco Bortoleto.
IV Seminário de Circo 2018
Locais de realização em Barão Geraldo – na Unicamp: Casa do Lago; Praça da Paz, Ginásio da FEF; LABFEF/ fora do campus: Centro Cultural Casarão; Cia. do Circo e Jardim Aéreo.
A programação completa pode ser conferida neste link
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74