Vinhos potentes para acompanhar as deliciosas carnes preparadas na parrilla
O sábado nublado e o inverno querendo apertar certamente colaboraram para uma tarde inteira – inteira mesmo, das treze até escurecer – de vinhos, comidinhas e comidonas no El Tranvía. Já conhecia a casa, mas, pela primeira vez, pude apreciar demoradamente o espírito uruguaio que identifica o cardápio e o ambiente. Estava atendendo ao convite de Jussara Teixeira e Christiano Lima, da JT Comunicação Integrada, para uma degustação no local. Falar em vinho uruguaio é falar em Tannat, uva porrada que os vizinhos de baixo aprenderam a domar com todo jeitinho, colocando-a ao lado de suas carnes em cortes originais, preparadas na parrilla. Estava ansiosa por essa harmonização.
O restaurante fica no terceiro piso do Shopping Iguatemi. Se você costuma passear por lá, certamente o El Tranvía já fisgou a sua atenção com o fogo que agita a parrilla, instalada logo na entrada. A preparação das carnes (a Melhor Campinas, eleita pela revista Veja Comer & Beber 2018), e o visual da brasa ardendo são um convite a explorar a gastronomia do país ali representado. A casa, que se define como “um pedaço do Uruguai no Brasil”, aposta na culinária típica, tratada com personalidade. Quem transita pelo universo da enogastronomia não encara um menu desses sem um tinto bem convincente ao lado.
Matambrito suíno: sabor intenso para petiscar. Foto: site El Tranvía
E a jornada no El Tranvía começou com a boa escolha do maître Guilherme Santos, um Pisano Gran Reserva Particular Juan Fontana Tannat 2008, que namorou sem DR os três cortes que saíram tenros da parrilla: Bife El Tranvía, Bife Furini e Bife Uruguaio, opções intensas de sabor, untuosas na boca e de tempero na medida. Perfeitos para a bem-vinda pontinha de tanino e álcool (14%), corretamente amalgamada pela acidez do vinho (é Tannat, meu caro, aprecie a potência). Nem precisava dizer, mas a Pisano é uma das grandes vinícolas do Uruguai e Juan Fontana, um dos sócios da marca.
Outro vinho que fez bonito na tarde foi o Artero Tempranillo 2016 (13,5% de álcool). Este apresentou-se com a tipicidade esperada para a casta de origem ibérica (chamada de Tinta Roriz ou Aragonês, em Portugal), com seus aromas de frutas maduras escuras – como ameixa e amora – e discreto toque de tabaco, em dueto com a defumação da grelha. A “festa” teve ainda dois La Tregua de safras diferentes, também da Pisano. Só para constar, La Tregua é o nome do grupo que se juntou no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, com o objetivo de apreciar o “churrasco” a la Uruguai, há 21 anos. Hoje, o grupo tem quatro unidades El Tranvía espalhadas pela Capital e Interior de São Paulo, e uma quinta casa, batizada de El Uruguayo, em Alphaville.
Ancho com batatas soufflê: grelha preserva sabor e untuosidade. Foto: site El Tranvía
Voltando aos vinhos, os dois La Tregua que chegaram à mesa estão recomendadíssimos. O primeiro, ano de 2013, é um corte de Tannat (60%) e Cabernet Sauvignon (40%), equilibrado, de bom corpo, austero, porém, amigável. Já o La Tregua Reserva 2008, tem o mesmo corte do primeiro, só que em porcentagens diferentes: 80% Tannat e 20% Cabernet Sauvignon. É mais complexo e estruturado, acenando para um bom período de guarda pela frente. Os vinhos se mostraram ótimas companhias também para as guarnições, em especial as farofas mineira, de banana e da casa, a batata soufflé e a Matambrito suíno (este imperdível).
Falta dizer que os ambientes do La Tranvía foram idealizados com elementos da cultura uruguaia. Repare no bar, inspirado no Mercado del Puerto, de Montevidéu. Estão lá o famoso relógio e as cadeiras em seu entorno, posicionadas de modo a oferecer aos clientes privilegiada visão dos profissionais na lida com entradas, drinques e outros bebidas. Por falar em profissionais, o El Tranvía conta com um time muito bem entrosado, gerenciado por Francisco Claildo. Tudo certinho! E que tarde, meus amigos!
VINHOS DEGUSTADOS
ANOTE
El Tranvía Campinas, Shopping Iguatemi Campinas, fone. (19) 3294-1345. Segunda a sexta das 11h30 às 23h00. Sábado: 11:30 às 23h30. Domingo: 11h30 às 22:30. Capacidade para 170 pessoas. http://www.eltranvia.com.br/campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74