Blog do Chef Mané

Almoço na casa da chef

por Manuel Alves Filho
Publicado em 5 de junho de 2018

Feijão com Trupico, prato do Genô Gastronomia

Embora vários restaurantes prometam proporcionar esse tipo de experiência, fazer uma refeição caseira fora de casa não é uma missão tão fácil assim. Poucos são os locais que conseguem de fato oferecer uma comida singela e ao mesmo tempo preparada com o esmero de nossas mães ou avós. Atenta a essa lacuna, a chef Joana D’Arc Lacerda acaba de inaugurar o seu Genô Gastronomia, um bistrô com sotaque bem brasileiro que funciona na sua própria residência, situada no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

O Genô Gastronomia foi batizado em homenagem aos pais de Joana, Geralda e Onofre. As referências familiares se estendem também para a cozinha, que é essencialmente afetiva. “Como nossas mães e avós faziam, eu gosto de utilizar ingredientes da época, que são mais frescos e nutritivos. Aliás, uso os insumos do dia, ou seja, o que encontro de mais bonito e apetitoso a cada compra”, afirma a cozinheira.

No dia em que este jornalista foi almoçar no novo espaço, Joana havia preparado um Feijão com Trupico, receita de origem mineira. A versão do Genô é feita com feijão preto e algumas carnes suínas, como pé, rabo, orelha e lombo. “Não chega a ser uma feijoada, porque não leva todos os pertences desta”, explica a chef. Entretanto, poderia facilmente ser vendida como tal, pois tem sabor e textura parecidos.

Docinhos de amendoim

Como guarnição do Trupico, Joana serviu arroz branco, farofa, couve, torresmo e laranja. Como entrada, ofereceu uma salada de cenoura, repolho, pepino e rabanete. Para finalizar a refeição, um reconfortante doce de amendoim e café passado pelo coador de pano. Um repasto digno de quem está canso de comer mais do mesmo nos tais almoços executivos que pululam pela cidade.

Outro aspecto interessante é a oportunidade que os frequentadores do bistrô têm de conhecer pessoas novas. Joana acomoda os comensais numa mesa grande, de forma que eles possam bater papo durante o almoço. “No verão, vamos usar também o espaço do jardim. Assim, as pessoas poderão colher limão e pitanga diretamente do pé”, adianta a cozinheira.

De acordo com ela, todos os almoços seguem o mesmo modelo, com salada, prato principal, docinhos e café. No inverno, avisa a chef, algumas refeições serão mais substanciosas, a exemplo do Trupico. “O clima pede esse tipo de comida”, sentencia. O preço da refeição, que é servida de segunda a quinta-feira, das 12h às 14h30, é R$ 30. Para checar o cardápio e fazer a reserva basta acionar Joana pelo Whatsapp (19-994867498).

A chef Joana D’Arc Lacerda

 

Fotos: Ronei Thezolin

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74