Blog do Vinho

O bom de Portugal: Abadesco recebe Jorge Serôdio

por Suzamara Santos
Publicado em 30 de maio de 2018

Jorge Serôdio e Sandra Tavares: Portugal em alta  o Brasil. Foto: Divulgação

E aí, já está apaixonado por Portugal? Ainda não? Duas ou três taças do vinho certo resolvem. E uma boa oportunidade para isso acontece nesta segunda-feira (04/06) na Adega Abadesco. A casa recebe Jorge Serôdio Borges, da Wine & Soul, uma das estrelas mais brilhantes do vinho português e, não por acaso, eleito o Enólogo do Ano 2016, pela Revista do Vinho, espécie de Oscar do setor. Serôdio vai conversar com os presentes e servir suas principais criações. Têm a sua assinatura os vinhos Guru Branco, Manoella Tinto, Pintas Character Tinto e Quinta da Manoella Vinhas Velhas.

Serôdio é mais uma cria do Douro, importante região ao norte do país, conhecida pelo vinho do Porto, mas que a cada ano vem provocando suspiros aos amantes da bebida pelos novos estilos, mais elegantes, atualizados, muito diferentes dos fortificados que lhe deram fama e continuam ótimos. Serôdio se inscreve nesse ambiente menos apegado à tradição – sem contudo ignorá-la – e mais aberto à renovação. Aliás, esse arejamento faz parte do vinho português de hoje e pode ser sentido com muita expressão no Brasil.

Portugal vem investindo pesado no mercado brasileiro com ações bem direcionadas e um bom trabalho de divulgação. A própria presença de Serôdio em Campinas é fruto de uma parceria entre a Adega Abadesco e Adega Alentejana, marca que realiza muitas ações por aqui. Os esforços vêm dando resultados. Poucos se deram conta, mas Portugal já é o segundo maior exportador de vinho para o Brasil, posição que empurrou a Argentina para o retrovisor. Segundo o Instituto do Vinho Brasileiro (Ibravin), o ranking dos cinco maiores exportadores para o mercado nacional são: Chile, Portugal, Argentina, Itália e França.

Dados à parte, o que interessa nesse encontro com Serôdio é a oportunidade de conhecer um pouco desse Portugal otimista, que degusta glórias como o título de Melhor Destino Turístico do mundo em 2017, pelo World Travel Awards (WTA), o prêmio mais cobiçado da indústria de turismo. O país tinha no páreo Grécia, Maldivas, Espanha e Brasil (fugaz consolo para nós, brasileiros, que vivemos dias tão penosos). Bem, o assunto aqui é vinho. A carreira de Serôdio repete a história de muitos profissionais formados em nações com tradição vitivinícola.

Ele vem de uma família de várias gerações de produtores de vinho e desde muito cedo já tinha a enologia como meta. Ainda estava estudando quando começou a dar seus primeiros pitacos nos vinhos da Quinta do Fojo e Quinta da Manoella, propriedades da família, até que cruzou com o “maluco” Dirk Niepoort, com quem sacramentou uma das mais criativas parcerias da enologia moderna. Foi uma fase promissora que o dotou de experiência para apostar em novos projetos pessoais que lhe dariam reconhecimento internacional. A essa altura, ele tinha outra parceria, igualmente importante.

Em 2001, se casou com Sandra Tavares, ex-modelo internacional, que trocou as passarelas pelos declives naturais onde vingam as complexas uvas do Douro. Formou-se, então, um respeitado casal de enólogos e juntos fundaram a vinícola Wine & Soul. O primeiro “filho” desse enlace foi o tinto Pintas, nascido no Vale do Pinhão, ao Norte de Portugal. A família Wine & Soul fincou raízes e hoje é composta por nove rótulos, 80 mil garrafas e preciosas vinhas centenárias que compõem um notável patrimônio que o casal Jorge e Sandra espera deixar para os três herdeiros (futuros enólogos?).

Quinta da Manoella Vinhas Velhade pegada mais fresca e elegante, promete ser o ponto alto da presença do enólogo em Campinas. Mas há expectativa também pela a força e a opulência do Pintas. Espera-se da noite uma espécie de síntese do que é Portugal neste momento. Um país que prima pela imensa diversidade de uvas autóctones, que une com competência história, atualidade e futuro, e há muito perdeu o receio de buscar novas identidades. Nesse espírito, Serôdio é um representante perfeito. Aprendeu práticas tracionais com a família de viticultores centenários, enfiou a cara nos livros durante sua formação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, onde, diga-se, destacou-se como um dos mais brilhantes alunos, mergulhou em inovações ao lado de Niepoort e lapidou seu estilo nos vinhos autorais que elabora na Wine & Soul junto com a esposa Sandra Tavares. Bem-vindo!

ANOTE

JORGE SERÔDIO BORGES – Premiado enólogo português apresenta alguns de seus melhores vinhos na Adega Abadesco, Avenida José Bonifácio, 2120, na próxima segunda-feira (04/06), às 19h30. Reservas: (19) 3327-2370. Preço: $ 100, sendo que $ 80 podem ser revertidos na compra de vinhos.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74