O CHAMPANHE DA REALEZA – A família real britânica está em festa com o casamento do príncipe Harry e Meghan Marckle. Isso significa que a adega do palácio foi aberta e de lá brotaram (e estão brotando) alguns dos melhores vinhos já elaborados. Um deles, certamente, é o champanhe Bollinger, marca oficial da casa real há mais de 100 anos. O bom de falar desse rótulo é lembrar de um nome muito querido entre os admiradores da bebida-símbolo de celebrações, romance e refinamento: Elisabeth Bollinger, ou Lily Bollinger, como entrou para a história. Não por acaso, é a minha viúva de champanhe preferida – qualquer hora falo mais sobre isso. Madame Bollinger (1899-1977) perdeu o marido aos 42 anos e assumiu o negócio da família com notável desempenho, num período em que a Segunda Guerra Mundial espalhava tragédia por toda a Europa. Destemida e com apurado tino para negócios, ela foi uma espécie de embaixadora do champanhe mundo afora e fez de sua grife sinônimo de prestígio e qualidade.
Um grande feito foi justamente colocar o seu vinho na mesa da realeza britânica como item oficial – um marketing e tanto, não?! Fora o prestígio de representar uma das joias preciosas da adega real, o champanhe Bollinger é também o preferido de outra celebridade britânica: o espião 007. Para quem não se lembra Lily Bollinger é a senhora aparece passeando de bicicleta pelos vinhedos de Champagne, numa foto histórica, largamente reproduzida. E é dela essa frase também largamente reproduzida:
“Eu só bebo quando estou feliz e quando estou triste. Às vezes, bebo quando estou sozinha. Quando estou acompanhada, considero obrigatório. Eu me distraio com champagne quando estou sem fome e bebo quando estou com fome. Fora isso, nem toco no vinho – a não ser que esteja com sede.” (Lily Bollinger)
***
VIAGEM PELO VINHO PORTUGUÊS – Muito legal o Circuito de Bebidas do Senac. O evento está passando por 15 unidades da rede e esteve em Campinas na última quarta-feira (16/05) com a palestra Viajando por Portugal Através do Vinho, proferida pelo professor e sommelier Luis Cláudio Cabral Motta. A viagem percorreu cinco regiões vinícolas importantes de Portugal: Minho, Alentejo, Bairrada, Dão e Douro. Os vinhos correspondentes iam sendo servidos à medida em que as regiões eram abordadas, o que deu dinamismo e movimento à noite. Foram seis rótulos bastante didáticos para quem esperava entender um pouco mais desse pequeno gigante da enologia mundial. São eles: Trevo Branco (vinho verde da Região do Minho), Herdade das Albernoas Branco (Alentejo), Quinta das Bágeiras Tinto Colheita 2012 (Bairrada, 100% baga), Cabriz Colheita Selecionada 2016 (Dão, corte de Touriga Nacional, Touriga Roriz e Alfrocheiro), Portal Ruby Porto e Dow’s Wine Tawny Port (dois estilos de Porto). Do painel, destaco o elegante Albernoas e equilibrado Quinta das Bagageiras, como os dois vinhos da noite. O próximo evento do Circuito de Bebidas em Campinas será no dia 29/6, com a palestra Terroir Vinhos do Brasil, com um especialista do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), imperdível para quem quer se atualizar no cada vez mais surpreendente universo do vinho brasileiro.
Anote – Terroir Vinhos do Brasil, dia 29/06, das 19h30 às 21h, no Senac, Rua Sacramento, 490, Centro, Campinas, R$20. Inscrições e informações: www.sp.senac.br/circuitodebebidas
***
ÍCONES DA MIOLO E DA VALDUGA – Essa é para os fãs e colecionadores do Lote 43, vinho ícone da Miolo. A safra 2012 está sendo oferecida com desconto de 16% para uma garrafa (de $ 185,73 por $ 155,90) e 20% no kit com seis unidades em caixa de madeira (de $ 1.114, 38 por $ 891,90). Frete grátis para compras acima de $ 399. Informações: [email protected]. Boas novas também na Casa Valduga. A vinícola está disponibilizando para compra o igualmente icônico Casa Valduga Gran Reserva Storia Merlot 2012. Esse vinho só é elaborado em anos excepcionais, com tiragem restrita a 6 mil garrafas numeradas e certificadas. Passa 18 meses em carvalho francês e 24 meses em cave. Custa $ 280. Pelo site: famigliavalduga.com.br.
***
EM CLIMA DE DIA DO VINHO – Por falar em vinhos brasileiros, desde o dia 18 de maio estamos comemorando o Dia do Vinho, festa que vai até 3 de junho, com programas no Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia. São mais de 350 atrações simultâneas, em 250 empreendimentos, envolvendo cinco polos enoturísticos do País: Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha, Vale Central Gaúcho, Roteiro de São Roque (SP) e Vale do Rio São Francisco (BA). Pertinho da gente, tem a cidade de São Roque, conhecida pelos vinhos de mesa e produção de alcachofra, cidade que se empenha em oferecer entretenimento aos visitantes. O passeio pela Rota do Vinho é um dos pontos altos da programação. São 31 estabelecimentos que, neste período, vão oferecer descontos na aquisição de produtos, além de atividades enogastronômicas especialmente criadas para o evento. Mais informações no site oficial diadovinho.com.br
***
NOVIDADE NO CAMBUÍ – Muita expectativa para o lançamento do wine bar Entre Taças, o novo empreendimento do Grupo Olivetto. Responsável pelo Olivetto Restaurante e Enoteca e Dom Manuel, o grupo que há tempos se destaca pelo bom serviço vinho em Campinas. Para quem não sabe, a carta de vinhos do Olivetto tem uma coleção de prêmios da Prazeres da Mesa. O grupo aposta em ambiente refinado e contemporâneo com boas opções em drinques, vinhos e pratos. Os drinques são assinados pelo bartender Edmilson Carneiro, a seleção de vinhos é de Pedro Serafim, o projeto arquitetônico é de Marco Aurélio Paoliello e as tapas, um dos destaques do cardápio, são de João Merighe. A casa fica da Rua Dr. Emílio Ribas, 1151, Cambuí. A capacidade é para 140 pessoas e a inauguração está prevista para sexta-feira (25 de maio).
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74